78 views 47 secs

Candidatura de Paraty como patrimônio mundial

em Destaques
quarta-feira, 19 de junho de 2019

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve na Unesco, em Paris, em reunião com a diretora do Centro do Patrimônio Mundial da entidade, Mechtikd Rossler.

O ministro defendeu a candidatura de Paraty como sítio histórico, cultural e natural da Humanidade. No quesito natural, a região apresentada à Unesco engloba também parte do território de Angra dos Reis e Ubatuba. A avaliação acontecerá em Baku (Bangladesh), no início de julho.
“Será o primeiro patrimônio misto brasileiro, e temos grandes chances”, disse o ministro. “Se consolidada – e acredito que seja – Paraty ganhará este selo de Patrimônio que fará com que seja ainda mais reconhecida internacionalmente. Isso significará uma atratividade ainda maior de turistas qualificados para a cidade e para a região”, completou Marcelo Álvaro Antônio. Para a diretora Mechtikd Rossler, que coordena o tema no organismo internacional, a candidatura brasileira tem reais condições de obter êxito.
A avaliação será feita por um conjunto de 21 integrantes do comitê do Patrimônio Mundial, que se reunirá em Bakul. A embaixadora do Brasil junto à Unesco, Maria Edileuza Fontenele Reis – que é vice-presidente deste comitê – afirma que a candidatura de Paraty é bastante sólida. “Temos todos os sinais positivos”, afirmou (AI/MTur).