78 views 2 mins

BNDES: eleições reduzem demanda por recursos

em Destaques
terça-feira, 10 de julho de 2018

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) trabalha com a perspectiva de que haverá redução da demanda por recursos da instituição neste segundo semestre do ano em razão das eleições.

A declaração é do presidente do banco, Dyogo Oliveira, em visita ontem (10) ao Museu de Arte do Rio (Mar), acompanhado do ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.
Para ele “é evidente” que, com a proximidade do período eleitoral, “se espere que haja uma retração por parte das empresas, uma vez que essas decisões de investimentos dependem do cenário político do país, e com a proximidade [das eleições] nós esperamos que haja uma retração das empresas na apresentação de novas propostas [demandando crédito] junto ao Banco”.
“De todo modo, nós estamos acelerando fortemente o processo interno no BNDES e isto vai desaguar em um volume de aprovações e de contratações que nós esperamos que possa ser positivo no ano”. Oliveira informou que, até junho, a instituição registrou um crescimento de cerca de 5% nas consultas e enquadramentos, “que são a porta de entrada para as demandas [por crédito] junto ao banco, em comparação ao primeiro semestre do ano passado”.
Na sua avaliação, a desaceleração do crescimento é também um importante fator que impacta a demanda por recursos junto ao banco, “até porque em um cenário de menor atividade [econômica] as empresas acabam também retraindo os seus investimentos”. Para ele o cenário “deve perdurar até o final do ano” (ABr).