Benefícios corporativos e vantagens para funcionários

Danilo Tamelini (*)

O mercado de trabalho tem passado por transformações significativas nos últimos 10 anos. Um dos principais motivos é a automação de processos e mudanças culturais. Essas modificações são responsáveis por gerar novas conexões entre as empresas e funcionários. Com isso, os processos de contratações das corporações apostam em vantagens e parcerias inovadoras para atrair novos profissionais.

Investir em novas vantagens e benefícios para funcionários, que vão além de recompensas financeiras, é uma estratégia essencial para atrair talentos e valorizar o profissional. Além disso, um relatório divulgado pela Employee Benefits, idealizado pela Society for Human Resource Management (SHRM), revela como os benefícios são importantes para os colaboradores: 92% deles os classificam como primordiais e 29% os consideram decisivos para a escolha de uma vaga.

Estabelecer uma boa gestão consequentemente gera uma maior produtividade e melhores resultados. Uma pesquisa realizada pela Social Market Foundation, intitulada Happiness and Productivity, publicada em 2015, aponta que colaboradores que recebem benefícios apresentam uma performance 20% superior na execução de suas tarefas.

Alguns exemplos comuns e obrigatórios para profissionais que trabalham com carteira assinada têm direito a benefícios garantidos pela Consolidação das Lei Trabalhistas (CLT), são eles: vale-refeição, FGTS, férias, vale transporte, 13º salário, entre outros. É importante definir o que os profissionais procuram, antes de implementar novas ofertas.

As empresas podem complementar outros benefícios para os profissionais, como auxílio creche, academia, bolsas de estudos, vale presentes, home office, horários flexíveis, participação dos lucros, day off, pet friendly, massagem laboral, entre outros. Algumas das razões para a insatisfação do funcionário estão relacionadas à política da empresa, salários, estabilidade no emprego, status, condições de trabalho, relações interpessoais e principalmente os benefícios.

Segundo um estudo realizado pela MetLife, fornecedores globais de programas de benefícios, oferecer vantagens ajuda as empresas a engajarem mais seus colaboradores. Assim os profissionais se sentem bem, o que acaba gerando mais confiança para serem bem-sucedidos e realizarem a indicação da empresa para colegas, amigos e familiares.

. Identifique os benefícios e o perfil dos funcionários – Para que haja satisfação total entre os funcionários é importante realizar uma pesquisa com o perfil dos mesmos e valorizá-los de acordo com as suas prioridades e futuro profissional. Caso a sua empresa seja voltada para profissionais da área de tecnologia, por que não oferecer um ambiente de trabalho descontraído que estimule a criatividade.

São opções que melhoram a qualidade de vida do colaborador, consequentemente deixando-o confortável e mais disposto ao trabalho. E que tal deixar o ambiente menos estressante com aulas de yoga e práticas relaxantes ou até mesmo um espaço para os animais de estimação? São soluções que certamente tornarão o ambiente menos estressante e mais acolhedor.

Priorizar diversos benefícios e vantagens é uma estratégia essencial e um grande diferencial para que a sua empresa alcance mais resultados, como: aumento da produtividade, criatividade, motivação para os funcionários, cuidados com a saúde e bem estar, criação de ambiente de trabalho mais agradável e muito mais.

Os benefícios aproximam mais o colaborador dos valores e princípios da empresa, alinhando-os à identidade organizacional e ao sucesso da empresa. Não se esqueça que os colaboradores são os maiores responsáveis pelas atividades operacionais de uma empresa. Por essa razão, proporcionar um ambiente de trabalho adequado ao profissional gera resultados consolidados e um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

(*) – Formado em administração pela Trevisan, pós em administração de serviços pela USP, e certificado em Programa Desenvolvimento de Dirigentes, pela Fundação Dom Cabral, é Co-fundador e Presidente LATAM da Busup, empresa tecnológica de gestão de fretamento de ônibus para empresas.

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