83 views 2 mins

BC: sinais são incipientes para se falar em retomada

em Destaques
sexta-feira, 05 de agosto de 2016

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, afirmou que os sinais de melhora na atividade econômica brasileiro ainda “são incipientes para se falar em retomada, mas mostram uma boa sinalização”.

A declaração foi dada durante a divulgação do Boletim Regional, em Curitiba. Segundo Maciel, a produção industrial teve um desempenho positivo no segundo trimestre, depois de um longo período de queda, e os investimentos também parecem mostrar reação.
“Pode haver uma variação muito próxima de zero, depois de 11 trimestres consecutivos de queda”, comentou. Questionado sobre a recente queda do dólar, Maciel afirmou que o câmbio médio do primeiro semestre mostrou desvalorização em relação ao mesmo e período do ano passado. “Na margem o câmbio mostra uma apreciação, mas em termos interanuais houve sem dúvida uma influência (positiva) na balança comercial”, apontou.
Ele admitiu que a recente queda do dólar já teve efeito sobre alguns itens do balanço de pagamentos, como em viagens internacionais, mas disse que isso não prejudica as exportações por enquanto. “Em quantum as exportações estão mostrando uma expansão importante e contribuem para mitigar os impactos da retração na demanda doméstica”. Nas importações, a queda recente do dólar também já tem algum impacto, segundo Maciel, mas esse movimento sofre influência ainda da perspectiva de estabilização na atividade econômica.
Maciel também alerta sobre a inflação: uma inflação elevada traz risco alto à atividade econômica, compromete o horizonte de planejamento e deprime investimentos, impactando emprego e renda. A teoria de que uma inflação mais alta significa maior crescimento pode até trazer certa verdade no curto prazo, “mas não faz sentido do ponto de vista de sustentabilidade do crescimento” (AE).