68 views 2 mins

Relator confirma inclusão do fim da contribuição compulsória

em Destaques
quinta-feira, 06 de abril de 2017

O relator da Comissão Especial de Reforma Trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), listou pontos que serão incluídos em seu parecer à proposta do governo, após a última audiência pública sobre o tema, ontem (6).

O relatório será apresentado na próxima quarta-feira (12). Segundo Marinho, trata-se de assuntos que surgiram durante os debates, mas que não estão contemplados no projeto.
São eles: – o fim da contribuição compulsória aos sindicatos, tanto a patronal, como a de trabalhadores;- a criação de filtros que prevejam a negociação antes da judicialização, a fim de evitar o excesso de ações trabalhistas na Justiça;
– a inclusão de novas formas de trabalho na legislação, que surgiram após a CLT, que é de 1943, para combater a precarização e a informalidade;- e a correção de imperfeições no processo trabalhista.
A possibilidade de acabar com a contribuição aos sindicatos já havia sido levantada pelo relator em audiência na comissão. “A contribuição virou, por sua natureza, um tributo que não é fiscalizado. Estou falando de R$ 3,6 bilhões por ano, que são recebidos pelos sindicatos e utilizados sem prestação de contas”, justificou. Para ele, a medida vai permitir o fortalecimento dos “sindicatos sérios – aqueles que têm a capacidade de ter associados, pela sua representatividade”. Ele ressaltou que o Brasil tem hoje mais de 17 mil sindicatos (Ag.Câmara).