81 views 2 mins

Barbosa espera estabilizar dívida bruta em 2017

em Destaques
terça-feira, 29 de março de 2016

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem (29), em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, esperar que seja possível estabilizar a dívida pública em 2017 ou no mais tardar em 2018.

“Isso envolve a recuperação de receitas, mas sobretudo o controle dos gastos”, afirmou.
Em resposta a questionamentos dos parlamentares, Barbosa disse não achar necessário mexer em regras de valores de benefício da Previdência, mas sim ajustar as regras de idade à demografia brasileira.
“O governo não tem posição e convocou fórum para discutir com a sociedade. Uma proposta é fazer transição usando regras que já existem, como o 85/95. Os membros da esquerda consideram essa regra adequada”, respondeu. O ministro disse achar possível se chegar a um consenso, mas ponderou que a discussão ainda está em uma fase mais inicial, de troca de opiniões. “Sou favorável a regra que resolva o problema, tem várias maneiras de promover adequação da Previdência. Não quero ser o dono da verdade”, completou.
Barbosa disse que o governo ainda acha a recriação da CPMF necessária e que trabalha com essa receita em 2017. “Estamos fechando os cálculos para 2017 com medidas que serão enviadas até o meio do ano e que terão impacto em no próximo ano”, afirmou. O ministro defendeu a possibilidade de recuperação de receitas nos próximos anos e, consequentemente, de redução do endividamento público a partir de 2018. “Se a economia se recuperar rapidamente, esse processo pode ocorrer em maior velocidade”, acrescentou.
Segundo Barbosa, se a taxa de câmbio se estabilizar, a despesa financeira do governo em relação ao PIB será 1,7% menor do que foi no ano passado. “Esse é um fator de estabilidade financeira apenas pelo câmbio. A estabilização da taxa de câmbio reduz o déficit do governo em quase 2 pontos porcentuais”, exemplificou (AE).