83 views 4 mins

As vantagens de comprar imóveis por uma proptech

em Destaques
segunda-feira, 06 de dezembro de 2021

O mercado imobiliário trouxe novas facilidades para quem deseja fazer a aquisição de uma propriedade e as proptechs, startups destinadas a este mercado, dão a oportunidade, por meio da tecnologia, de reduzir burocracias e tornar transações mais rápidas, eficientes e seguras para o consumidor.

O termo “Proptech”, que vem do inglês property technology, engloba o conjunto de tecnologias inovadoras usadas pelo setor imobiliário, que visa melhorar a experiência. Assim, as proptechs têm como objetivo atuar em todo ciclo do setor, desde a procura pelo imóvel até mesmo a compra ou gestão de imóveis, financiamento de obras, lançamentos, documentação, entre outros.

Um levantamento feito pelo Distrito Proptech Brasil mostrou que mais de 45% das proptechs resolvem problemas internos do setor (B2B). Além disso, apenas entre janeiro e julho de 2021, estas empresas levantaram cerca de US$879 milhões
(R$4,77 bilhões) em investimentos de venture capital, mais de quatro vezes o valor registrado em 2020.

Para a melhor compreensão dos benefícios dessa vertente, Igor Freire, CRO (Diretor de Receitas) da Resale, outlet de imóveis que desenvolve soluções para gestão e venda de ativos que retornam ao mercado provenientes das instituições financeiras, grandes empresas ou Governos, elenca 6 principais vantagens de comprar por uma proptech:

1- Facilidade no contato com o vendedor porque muitos imóveis são anunciados em ferramentas de marketplace, nas quais há a oportunidade de troca de mensagens instantâneas desde o primeiro momento.

2- Possibilidade de visitar o imóvel virtualmente por meio do anúncio publicado pela proptech, otimizando seu tempo e até mesmo sem ter que passar por várias visitas presenciais em imóveis que não causariam interesse.

3- Economia de tempo e dinheiro, pois não têm determinadas ações que empresas com os modelos tradicionais do setor imobiliário teriam como juros muito altos. Com isso, facilitam o lançamento de novos imóveis e, por consequência, a atração de compradores e investidores.

4- Revolução digital completa ao mercado. Antes conservador e atrelado a um ciclo de ações mais tradicionais, a inovação leva soluções e recursos transformadores ao cliente.

5- Melhores condições na hora da compra, pois, com o aumento do uso da tecnologia, as empresas de inovação no meio imobiliário passaram a usar e investir em ferramentas que visam a melhoria e qualidade dos serviços prestados.

6- Por fim, oferecem uma maior segurança para o comprador, já que estão alinhadas com a tecnologia, buscando sempre o maior conforto para ambas as partes.

Também como uma forma de reforçar a importância destas novas marcas dentro do setor imobiliário, Freire afirma: “O papel das proptechs é levar inovação e resolver as dores do mercado de imóveis independentemente de qual parte do processo ela se aplica. Utilizar a tecnologia para melhorar a rotina de quem constrói, compra ou vende faz parte do DNA deste ecossistema em crescimento”, finaliza o CRO. – Fonte e mais informações: (www.resale.com.br).