70 views 2 mins

Após eleição, Ford cancela fábrica no México

em Destaques
terça-feira, 03 de janeiro de 2017

A montadora norte-americana Ford cancelou a construção de uma fábrica de US$ 1,6 bilhão no México e decidiu investir parte desse dinheiro, US$ 700 milhões, na ampliação de sua planta em Flat Rock, norte dos Estados Unidos.

A cidade fica nos arredores de Detroit, metrópole que vem sofrendo nos últimos anos por conta da fuga da indústria automobilística para outros países. A fábrica mexicana ficaria em San Luis Potosí, no centro da nação latina.
O anúncio foi feito poucas horas depois de o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ter ameaçado aumentar os impostos sobre os carros produzidos pela GM no México. Segundo a emissora “Fox News”, o CEO da Ford, Mark Fields, disse que as políticas prometidas pelo republicano foram cruciais para a decisão da montadora.
“Nós acreditamos que reformas fiscais e regulatórias são necessárias para impulsionar a competitividade dos EUA”, afirmou o executivo, que teve sua declaração publicada por Trump no Twitter. Por outro lado, a NBC alega ter ouvido de fontes da empresa que o presidente eleito não teve nada a ver com a mudança de planos na companhia.
Durante a campanha, Trump adotou um discurso fortemente protecionista, contrariando até a própria tradição republicana de defender o livre mercado, e prometeu aumentar a pressão fiscal sobre produtos importados, forçando as empresas a criarem empregos nos Estados Unidos (ANSA).