86 views 2 mins

Agentes da CET têm “meta de multa”

em Destaques
sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Reportagem exclusiva da Rádio SulAmérica Trânsito FM 92,1 levada ao ar na sexta-feira (14) revelou que agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) têm “meta de multa” em algumas regiões da cidade.

Funcionários da CET, que pediram para não serem identificados, revelaram que estão sendo cobrados para autuarem e guincharem mais.
As “ameaças” são sutis e veladas e nunca são registradas por e-mail ou documento, apenas verbalmente, em reuniões a portas fechadas. Segundo os relatos, os agentes não são orientados a inventar multas, mas a pressão e o medo de mudança acabam influenciando na interpretação de alguma suposta irregularidade de trânsito. Em resposta, a CET afirma não ter nenhum procedimento que determine ou indique o cumprimento de metas quanto a elaboração de autuações de trânsito ou ação diversa de sua função original. Sobre qualquer denúncia que saia do campo legal de sua ação, a CET diz estar pronta a apurar toda e qualquer situação.
Em entrevista à emissora, o Secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou ser inadmissível o estabelecimento de metas de multas para agentes de trânsito. Tatto assumiu o compromisso de investigar a denúncia. Nesta segunda-feira (17), a Rádio SulAmérica Trânsito vai mostrar como a CET está usando a palavra do agente de trânsito como única prova de infrações dos mais variados artigos. Os taxistas viraram alvo de autuações frequentes em corredores e faixas, em horários permitidos.