95 views 5 mins

7 motivos para trocar o mouse por uma mesa digitalizadora

em Destaques
sexta-feira, 02 de outubro de 2020

Para quem trabalha com design, fotografia, edição, animação ou desenho artístico, a mesa digitalizadora é um acessório fundamental. Mas, além disso, essa ferramenta também pode otimizar o tempo e potencializar a qualidade do trabalho de outros tipos de profissionais que demandam muito tempo na frente do computador.

“A mesa garante maior precisão e é um processo natural, já que aprendemos a escrever com papel e caneta na mão. Quando a escrita ou o desenho são feitos na parte sensível da mesa, tudo já estará direto na tela do computador”, explica Thiago Tieri, gerente de marketing da Wacom no Brasil. Confira 7 razões para aposentar o mouse e trocá-lo por uma mesa digitalizadora.

1) Precisão e Ergonomia – Mesmo profissionais experientes não possuem habilidade suficiente para escrever uma frase (ou mesmo uma palavra) com um mouse. Independente dos programas que facilitam isso, o mouse não tem essa função e o resultado nunca é agradável.

Agora, uma mesa digitalizadora torna as anotações completamente naturais, semelhante à quando se usa um papel e uma caneta, gerando resultados de alta qualidade e de melhor compreensão também. As canetas tornam o uso ergonomicamente mais fácil que qualquer mouse atualmente.

2) Sensibilidade à Pressão – Quando se usa um mouse, as opções são simples: clica, ou clica e mantém pressionado. Já as mesas digitalizadoras abrem um grande leque de opções porque a pressão utilizada na caneta pelo usuário pode alterar completamente o resultado. De acordo com a pressão, é possível alterar o tamanho, a opacidade, a fluidez e outros atributos do traço que está projetando na tela. É possível até controlar algumas funções de determinados aplicativos só com a caneta.

3) Rapidez – Trabalhar com uma mesa digitalizadora é muito mais rápido do que com um mouse pelas opções de funções da mesa e da caneta, além do movimento natural ao utilizá-los. Por exemplo, fotógrafos que precisam editar uma imagem de uma modelo e precisam alterar uma parte do cabelo na foto: ao usar o mouse, além de levar um tempo excessivamente longo, o novo cabelo criado perde em qualidade; ao usar a caneta e a mesa, é possível criar novos fios muito similares aos originais e em um período muito menor de tempo.

4) Não é necessário recarregar a caneta – Os mouses com fios não permitem muito movimento do usuário e os wireless precisam ser carregados de tempos em tempos, algumas vezes até no meio de um momento crucial do trabalho. Mas, especificamente as canetas Wacom, não têm necessidade nenhuma de recarga ou troca de pilhas, o que permite otimizar o tempo e focar nas prioridades estabelecidas.

5) Atalhos – Alguns mouses podem ter um botão lateral para auxiliar em atalhos de funções ou apps do computador. Mas muitas opções de mesas digitalizadoras, assim como as canetas também, têm muitas opções de atalhos para diversas funções, como zoom na página ou até pintar uma imagem só ao clicar um botão.

6) Touch – Uma habilidade das mesas digitalizadoras é ligar ou desligar o botão de touch. Assim, é possível utilizar essa funçãoem uma criação de um projeto, como também para acessar outros aplicativos ou navegar na internet, por exemplo.

7) Mapeamento de tela – Ao usar um mouse, é preciso clicar em cada ponto da tela que deseja produzir algo. Ao movimentar o mouse, nem sempre o curso irá para a mesma direção (dependendo dos programas utilizados). A mesa digitalizadora funciona como um mapa da tela, então, se mover a caneta, o cursor estará em movimento também, facilitando o uso.

As mesas digitalizadoras da Wacom têm compatibilidade com Windows, MacOS e Android. Fonte e mais informações: (www.wacom.com).