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5 motivos para contratar uma consultoria de gestão

em Destaques
terça-feira, 07 de fevereiro de 2023

Dentro de uma empresa, existe a estrutura organizacional e os processos de negócio, mas nem sempre eles são eficientes. Ao longo de 2022, com as mudanças de modelos de trabalhos e até mesmo do perfil de funcionários e candidatos, muitas companhias resolveram buscar por melhorias para aumentar a qualidade do fluxo de trabalho e também da gestão de processos.

De acordo com Fernando Veroneze, CEO da SMR, consultoria especializada em gestão, perceber os problemas dentro de uma empresa nem sempre é fácil para quem está por lá no dia a dia apagando incêndios e executando as tarefas rotineiras, e por isso, muitas vezes, buscar por auxílio externo, de uma consultoria, pode ajudar a diagnosticar e resolver essas dificuldades.

“Alguns sinais podem indicar a hora de contratar uma consultoria, como, por exemplo, ao perceber a produtividade abaixo do esperado, ou até quando não se sabe nem qual é a situação atual dos processos de negócio, os diretores ou gestores só tem a percepção de que não está bom.”, complementa Veroneze.

Tendo em vista que o início do ano é a época mais buscada e indicada para começar novas ideias, o CEO listou cinco motivos para contratar uma consultoria de gestão em 2023:

1 – Metodologias alinhadas – Para uma empresa funcionar de maneira eficiente, o recomendável é que todos os seus setores precisam estar alinhados com a estratégia da organização, trabalhando com indicadores e metas.

Por isso, essa é a primeira vantagem da contratação de uma consultoria, afinal, ela conseguirá avaliar qual método é o mais indicado e o implantará junto com o cliente, além disso, consultores qualificados, com novas ideias e experiência multisetorial também poderá aumentar a motivação e engajamento da equipe.

2 – Resolução de problemas – Como dito anteriormente, muitas vezes para os colaboradores de dentro da organização é difícil identificar problemas ou futuros empecilhos. Dessa forma, uma consultoria conseguirá avaliar não somente as dificuldades atuais, como implementar técnicas de diagnósticos precoces e resolver problemas de forma que as soluções se sustentem no tempo.

3 – Melhoria na relação empresa-colaborador – Entre as desavenças mais comuns entre empresas e colaboradores é a falta de comunicação que gera ruídos nos pedidos, e assim, não são feitos de maneira correta.

A partir de uma consultoria empresarial, é possível sanar esse problema, uma vez que ao identificar tal obstáculo, o profissional poderá apontar os pontos de melhorias e as estratégias, incluindo sugestões de plataformas, a fim de trazer um ambiente mais adequado, saudável e eficaz.

4 – Transformação digital – Vivemos em uma era que independente do segmento, a presença digital é obrigatória para desenvolvimento, expansão e implantação de ideias e soluções.

Contudo, se engana quem pensa que passar por essa transformação trata-se apenas de implementação de softwares, sem treinamento de equipe e mudança cultural transformação não acontece, e é nesse ponto que a consultoria entra.

Entre as maiores dificuldades de empresas nos dias de hoje, está a de entender essa nova realidade, geralmente não sabem como fazer ou acabam fazendo a transformação de forma errada.

Consultores de gestão de processos também são capazes de gerir essa dificuldade, oferecendo formas de automação que se encaixem com as realidades e que se adaptem à rotina de cada empresa. O resultado é um só: uma marca com mais presença de mercado, processos mais eficientes e clientes internos e externos mais satisfeitos.

5 – Transparência – Uma consultoria contratada irá te dizer o que poucos têm coragem de falar: a verdade. Afinal, ela foi contratada para isso, e não somente, mas também para ajudar a resolver as pendências necessárias.

Com isso, você terá profissionais de confiança que irão te responder com sinceridade sobre cada problema da sua empresa e como solucioná-los. A partir disso, será traçado um planejamento que com ajuda da consultoria será colocado em prática com eficiência.

“Dessa forma, será mais simples lidar com os obstáculos e começar o ano com metas traçadas. A consultoria leva para o cliente novas capacidades na gestão de projetos, que quando aplicada de forma eficaz traz benefícios e mudanças importantes para os clientes. Muitas vezes tudo o que é necessário, é um olhar externo para resolver questões internas e é para isso que as consultorias existem”, finaliza Veroneze. – Fonte e outras informações: (https://www.smrconsultoria.com/).