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5 estratégias digitais para franchising na pandemia

em Destaques
terça-feira, 22 de setembro de 2020

Em junho de 2020, a Associação Brasileira de Franchising divulgou os números do setor de franquias referentes ao primeiro trimestre de 2020. O intuito era mostrar como o mercado foi impactado pela crise do coronavírus. Segundo o levantamento, o setor teve um faturamento de 41 bilhões, 0,2% maior quando comparado a 2019. O crescimento pode parecer modesto, porém foi recebido com bastante entusiasmo por não estar negativo.

As franquias são tidas como um investimento certeiro, já que contam com todo o suporte e o know how da franqueadora. São negócios já testados e aprovados no mercado. Porém, hoje o grande desafio tanto das franqueadoras, quanto dos franqueados, é estabelecer estratégias sólidas no âmbito digital. Uma pesquisa feita com 25 mil pessoas, em Março de 2020, da consultoria Kantar mostra um crescimento no uso das redes sociais na pandemia em 40%.

Os responsáveis por esse número são o instagram, facebook e whatsapp. Por isso, utilizar as redes sociais, neste período, pode ser benéfico para franqueadores, franqueados, clientes e possíveis prospects. Para Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, agência especializada em franchising, “as franqueadoras e os franqueados precisam estabelecer conexões entre eles e entre os clientes, a estratégia tem que partir da integração 360º”, explica.

Segundo o CEO, hoje para expandir, atrair franqueados e fortalecer a marca, as estratégias e ações digitais são indispensáveis. O digital já faz parte do cotidiano de todas as pessoas, se adequar às transformações tecnológicas e investir em ferramentas de estratégia digital tem um custo muito menor do que as mídias tradicionais, como TV e Rádio. Além de trazer maior assertividade por meio da mensuração de resultados. Pensando nisso, Leandro elaborou 5 dicas de estratégias digitais para a sua franquia:

1 • Objetivos – Traçar o objetivo e ter um direcionamento para a marca são os primeiros passos para uma boa estratégia digital. À partir disso pode-se criar as ações a serem tomadas para atingir o objetivo principal: Seja captar novos clientes, fortalecer a marca, expandir a franquia, e etc. É importante criar as metas com prazo para chegar ao resultado final, para que os passos fiquem tangíveis.

2 • Analise/estude o seu segmento e público – Fazer a busca e a análise do público-alvo, personas, mercado, concorrentes é primordial. Você precisa saber exatamente com quem vai falar e de que forma vai falar. O que funciona e o que não funciona naquele setor que você quer chegar, etc.

3 • Monte o planejamento com prazos – Depois dos dois passos anteriores chegou o momento de montar o planejamento com prazos. Você deve unir os dados da análise do setor com as suas metas para chegar ao objetivo final. Essa parte inclui o desenvolvimento das artes, das campanhas, do planner de divulgações, etc.

4 • Utilizar o canal de comunicação de acordo com o público alvo – Unindo os 3 passos, você vai perceber quais são as necessidades e quais redes sociais os clientes e franqueados utilizam. Seja o Instagram, Facebook, Linkedin e etc. É necessário ver onde seu público está inserido e engajar a partir disso as suas publicações e marca.

5 • Analisar o feedback – Sempre é importante analisar o retorno que a estratégia digital nos fornece, para que na próxima estratégia se cubra as lacunas. Quais foram as publicações que foram mais vistas, mais curtidas, mais compartilhadas. O nível de interação das pessoas com certeza vai falar muito de acordo com os próximos passos a serem tomados. Analisar os leads recebidos e se as metas estão sendo cumpridas.

Fonte e mais informações: (www.godivapropaganda.com.br).