89 views 7 mins

4 passos para evitar o desperdício na indústria de concreto

em Destaques
terça-feira, 31 de agosto de 2021

Fátima Gonçalves (*)

O desperdício na construção não é apenas prejudicial ao meio ambiente, mas também afeta as obras, pois reduz os orçamentos e diminui o retorno geral de um projeto. O famoso “pedir mais do que precisamos” é uma constante no setor.
Muitas vezes, o planejamento e as listas de materiais são feitos manualmente e às pressas. Os profissionais têm medo de solicitar pouco material para a concretagem e os resíduos criados por “demandar mais por precaução” são aceitos. Solicitar componentes para formas além do que será utilizado, é outro fator de aumento desnecessário de resíduos na construção.

Existem demais práticas que vão além do desperdício de material. A sobreposição de tarefas, o trabalho duplicado e o retrabalho resultam em perda de produtividade e têm um efeito negativo no progresso do projeto, arriscando-o, excedendo o orçamento e atrasando o cronograma.

Um número crescente de empresas de construção está descobrindo que a maioria dos resíduos pode ser reduzida ou eliminada a partir da adoção de um processo construtivo e o uso de ferramentas e informações digitais nos modelos de informações de construção (BIM). Mas, o que isso significa? Quer dizer que todas as fases e negociações são modeladas e conectadas.

Os modelos construíveis incluem conteúdo pronto para construção, são acessíveis por meio de formatos abertos e resultam na condução de processos mais inteligentes e simplificados no escritório e no campo. Indo além da geometria simples, o modelo 3D construível, por exemplo, é rico em dados e contém informações inteligentes e precisas que podem ser usadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

O compartilhamento de modelos de concreto com um projetista de armaduras permite que os empreiteiros se comuniquem e coordenem as complexidades de forma eficiente, resolvam áreas de congestionamento antes do início da construção, garantam que cada pedaço da armadura seja fabricado com o tamanho exato e entregue no local, no prazo adequado e de maneira otimizada.

Isso poupa tempo de construção e reduz o desperdício. As listas de materiais podem ser feitas sob demanda, com apenas um clique e visualizadas em 3D para melhor transparência e comunicação. Nesse caso, as quantidades são precisas, consistentes e atualizadas. Confira essas dicas práticas para eliminar desperdícios e finalizar projetos no tempo adequado, de modo mais sustentável e, claro, mais rentável:

  1. Facilitar a colaboração e a comunicação em tempo real – Quebrar barreiras de comunicação e incentivar a colaboração entre as equipes do projeto é fundamental. Estar conectado é a maior defesa contra as ineficiências decorrentes de dados bloqueados em silos.

A ativação do acesso compartilhado aos dados entre várias partes interessadas permite que colaborem, revisem e façam alterações em um modelo, juntas, e em tempo real.

  1. Fornecer dados mais precisos e limitar o retrabalho – O avanço tecnológico tornou possível e prático, o uso dos modelos construíveis por todos os envolvidos em um projeto, desde a ideia inicial até à finalização. Não é mais necessário que cada disciplina remodele ou duplique o trabalho.

A recriação de dados aumenta o risco de erros e resulta no desperdício oculto, que ocorre quando os profissionais da construção duplicam o trabalho realizado por outros membros da equipe.

  1. Criar fluxos de trabalho mais eficientes – Com dados construíveis, tarefas extremamente operacionais, manuais de quantificação de materiais e gerenciamento de informações podem ser automatizados. Isso reduz drasticamente os ciclos de trabalho da pré-construção até à concretagem. Esta automação também facilita, dentro do modelo, a acomodação rápida de alterações no projeto.
  2. Promover uma melhor comunicação entre o canteiro de obras e o escritório – Tempo é dinheiro e na construção em concreto a eficiência é um dos principais contribuintes para a lucratividade. Modelos construíveis podem reduzir o desperdício ao longo de um projeto, especialmente no campo.

O layout em campo é uma tarefa essencial na qual a precisão é uma necessidade. Os erros podem causar retrabalhos, atrasos e um custo significativo.

Medidas de fita, linhas de cordas e prumos podem resultar em formas extraviadas, falta de encaixe, parafusos de ancoragem fora do lugar e outros equívocos dispendiosos. Essas ocorrências podem ser evitadas com a exportação dos dados de pontos exatos de um modelo construível para uma estação.

Dessa forma, aumenta-se a produtividade no processo de layout, porque as informações altamente detalhadas no modelo são precisas e verdadeiramente construíveis. Em suma, é crescente o número de contratados adotando o processo construível porque possibilita otimizar a construção, eliminar o desperdício e obter maior eficiência, previsibilidade e produtividade.

A tecnologia é a melhor aliada para entregar projetos de qualidade e muito mais rentáveis. Pare agora mesmo de desperdiçar tempo e dinheiro. A modernização é uma questão de sobrevivência no setor.

(*) – É Diretora de Novos Negócios da Trimble, empresa referência em soluções tecnológicas para aumento de produtividade e redução de custos.