106 views 6 mins

4 formas de alavancar seu negócio usando cripto

em Destaques
segunda-feira, 10 de julho de 2023

A importância das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) para o crescimento econômico e para a geração de empregos em nível mundial as converteu em uma peça chave para o sistema financeiro. Nos últimos anos temos testemunhado a transformação digital desses negócios, o que colaborou para a sua consolidação e expansão.

Uma das ferramentas que pode contribuir para essa digitalização é o uso das criptomoedas e a tecnologia blockchain. Atualmente, a América Latina ocupa o sétimo lugar como mercado de criptoativos no mundo e sua adoção cresceu 40% em 2022, de acordo com a Chainalysis. Um outro estudo recente apontou, também, que 76% das instituições financeiras utilizarão cripto nos próximos três anos.

As criptomoedas permitem que empresas de qualquer tamanho possam expandir seus meios de pagamento, se proteger contra aumentos inflacionários, investir e gerenciar orçamentos, explorar novas audiências e chegar em outros públicos, assim como mover dinheiro sem fronteiras de uma maneira muito mais eficiente que a tradicional. Compartilho com vocês quatro exemplos de como é possível impulsionar o crescimento das empresas utilizando cripto:

Pagamentos com cripto:
Segundo um estudo da Ripple, 56% dos consumidores estão mais dispostos a comprar com um comerciante que aceite pagamento em cripto. Empresas de todos os tipos já identificaram essa oportunidade para incrementar seus negócios, como é o caso de grandes corporações como a Universidade Utel que recebe pagamentos de matrícula em cripto de alunos em toda a América Latina, Europa e Ásia ou o clube de futebol brasileiro São Paulo FC que permite a compra de ingressos com cripto. Também, pequenos empreendedores como a designer de roupas de banho Jazz.Ro, que ao oferecer sua mercadoria em zonas turísticas do pacífico mexicano aceita pagamentos em cripto para nômades digitais de todo o mundo ou o St. Paul’s Pub, em São Paulo, que recebe pagamentos em cripto por meio de Bitso transfer.

Transferências internacionais: Um dos casos de uso mais interessantes é o de pagamentos, pois como o mundo cripto não tem fronteiras, fazer uma transferência para um país vizinho ou para o outro lado do mundo significa exatamente o mesmo. Além disso, com as comissões que representam apenas uma fração do que é pago no sistema bancário tradicional, e com tempos mínimos para completar a transação, cada vez mais empresas e executivos estão reconhecendo o potencial que as criptomoedas têm para tornar seus negócios eficientes e ajudá-los a abrir o mercado além de suas fronteiras. Isso abre a possibilidade para todos os tipos de companhias de estabelecer novos métodos de transações entre países.

Uso de moedas estáveis ou stablecoins: Quando se pensa em cripto, com frequência se pensa em especulação e volatilidade, porém uma das ofertas mais interessantes dessa indústria são as stablecoins, moedas com paridade de 1:1 para um ativo e que representam uma maneira ideal para realizar transações em um mundo cada vez mais globalizado. Desde aquelas com paridade com moedas locais como o dólar estadunidense ou o euro, até as que têm paridade com ativos de valor como o ouro, as moedas estáveis são uma excelente opção para que os empreendedores expandam seus negócios além das pressões de câmbio ou a inflação que atinge muitos países na América Latina.

Nearshoring e contratação em outros países: A digitalização atualmente permite contratar pessoas em qualquer lugar do mundo na modalidade freelancer. Essa é uma enorme vantagem para as empresas pequenas, as startups e os empreendedores que necessitam de talentos para crescer e escalar seus negócios, pois eles podem ter acesso aos melhores perfis profissionais e utilizar cripto como meio de pagamento para colaboradores em qualquer lugar do mundo, apoiando-os a preservar seu valor. Empresas como a Vía, uma plataforma global de emprego e folha de pagamento, têm se beneficiado dessa tendência e se associaram à Bitso em alguns países para permitir que empresas de todos os tipos contratem pessoal e paguem em cripto, de acordo com as legislações aplicáveis.
Essas são algumas das ferramentas que organizações de qualquer tamanho podem aproveitar para se juntar à economia digital do futuro. No caso da Bitso, até a data de hoje mais de 1500 clientes utilizaram os serviços de cripto para empresas e essa tendência segue aumentando enquanto mais empresas e empresários descobrem como essa tecnologia tem capacidade de alavancar seu negócio em níveis que antes não eram possíveis.

(Fonte: Eduardo Cruz, Gerente de Operações B2B na Bitso)