98 views 8 mins

3 cursos que você não imagina que podem ser feitos online

em Destaques
domingo, 06 de fevereiro de 2022

Mais da metade (53%) da população brasileira quer mudar de profissão n este ano, de acordo com um estudo feito pela Kaspersky, em 2021, durante a pandemia. O relatório aponta como principais motivos da mudança o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, desejo por um salário mais alto, busca por uma função mais significativa, redução na quantidade do tempo de trabalho e atuação por prazer.

Danilo Bueno, que trabalhava na área financeira, resolveu mudar de profissão e se formou no curso de Chef Pâtisserie, do Centro Europeu, em 2017. “Na época, problemas do meu trabalho me trouxeram depressão, então resolvi colocar em prática o meu sonho de trabalhar com gastronomia. Já em 2018 comecei a atuar com doces e bolos decorados e artísticos e continuei me especializando. O curso foi fundamental para me dar toda a base do aprendizado e abrir as portas para o mundo da gastronomia”, afirmou.

Com o objetivo de auxiliar neste período de mudança para grande parte dos brasileiros, o Centro Europeu (CE) – maior escola de profissões da América Latina – oferece 25 cursos online, nas escolas de gastronomia, idiomas, audiovisual, negócios, estilo e design. Com aulas online “ao vivo”, os cursos garantem total interação entre alunos e professores – que podem estar em qualquer região do Brasil – além de oferecer amplo material de apoio.

Nós conversamos com os coordenadores da instituição para falar sobre três cursos que você não imagina que podem ser feitos online:

  1. – Pilotagem de Drone – Pilotos de drones profissionais e interessados em entrar neste mercado – em pleno crescimento – têm a opção de começar um curso online e ao vivo. O CE oferece um simulador de pilotagem de drones, onde o aluno consegue aprender de maneira muito segura tudo que é importante para a pilotagem e replicar o conhecimento em campo, posteriormente. O supervisor do curso, geógrafo, pesquisador e profissional da tecnologia drones, Alexandre Scussel, afirma que o curso é muito completo e tem várias disciplinas.

“Vai muito além da pilotagem, mas para ensinar a pilotar um drone online, nós preparamos vídeos que mostram todas as configurações e preparações necessárias, inclusive os movimentos de pilotagem”, explicou. Não é necessário ter o equipamento para realizar o curso, mas ter um drone facilita com a prática para o mercado de trabalho. “Muitas empresas e órgãos públicos procuram profissionais formados.

Nós oferecemos formação integral, com disciplinas variadas, como engenharia, agronegócio, dados tridimensionais, realidade e processamento de dados, entre outros”, afirma. Entre as disciplinas do curso estão o universo dos drones profissionais, o uso de drones no setor imobiliário, drones para acompanhamento de obras, introdução ao tratamento profissional de imagens, inspeções com drones, entre outras.

  1. – Beer Sommelier e Home Brewer – Os amantes de cervejas que desejam se especializar podem ingressar no curso que, além preparar o aluno para produzir sua própria cerveja, ensina técnicas de degustação, análise sensorial e harmonização gastronômica com a bebida. As degustações são guiadas em tempo real, quando aluno e professor trocam impressões e fazem, em conjunto, análise de cor e sabor das cervejas, como em um encontro presencial.

Segundo o chef e beer sommelier, professor do CE, Guilhermo Spindola, o curso conta com várias aulas práticas, mesmo na modalidade online. “Os alunos vão aprender todas as escolas cervejeiras, entendendo as características das cervejas dessas escolas, com análise sensorial que avalia a cor, aroma e sabor. Também temos a harmonização, onde os alunos vão aprender todos os conceitos para entender e harmonizar cerveja e gastronomia.

A parte do Home Brewer ensina todas as etapas para produzir uma cerveja, desde a escolha dos ingredientes, até o envase”, afirmou. São ministradas aulas de insumos, produções, técnicas de harmonização e também técnicas de serviços da bebida e glassware – adequação de taças.

Os alunos recebem um case com taças para degustação, livro de conteúdos, caderno de análise sensorial, abridor de cerveja, kit de análise sensorial (on off flavors) e aproximadamente 40 rótulos de cervejas das principais escolas cervejeiras mundiais, para que possam acompanhar as degustações que serão conduzidas para cada aula.

  1. – Pâtisseria – É uma área consolidada e diferenciada da gastronomia, com carência de profissionais no mercado. O curso oferece total conhecimento sobre o preparo de massas finas para a confecção de doces e salgados. Enquanto o professor conduz a aula, ensinando determinada receita, o aluno acompanha e a produz em sua própria casa.

Antes do início das aulas, o estudante recebe as informações dos insumos que serão necessários e, prepara o prato, trocando informações ao vivo e recebendo os feedbacks necessários. De acordo com o supervisor do curso de gastronomia, Rogério Gobbi, as aulas foram planejadas a partir da experiência da instituição com as aulas presenciais.

“O curso online foi elaborado com um modelo pedagógico especialmente para este formato. O aluno vai se surpreender com o volume de conhecimento, aprendizado e técnicas que hoje são utilizadas nas principais confeitarias ao redor do mundo, sem sair de casa”. Entre as disciplinas estão: Introdução à Pâtisserie, Pâtisserie & Viennoiserie, Chocolateria: Arquitetura de Tortas e Técnicas de Finalização, Confeitaria Gourmet, Confeitaria Fit & Veg, Empreendendo em Pâtisserie e Pâtisserie Criativa.

Fonte e mais informações: (https://centroeuropeu.com.br/portal/cursos-online/).