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10 resoluções de TI importantes para o sucesso em 2022

em Destaques
sábado, 16 de abril de 2022

Os CIOs têm uma longa lista de iniciativas tecnológicas, entregas de produtos e projetos de TI planejados para o próximo ano. Cada um é, naturalmente, importante por si só. Juntos, porém, eles estão dirigindo um bem maior para a empresa.

Com isso em mente, pedimos a empresaria do ramo de tecnologia Cristina Boner que compartilhasse segundo a visão dos CIOs os objetivos mais abrangentes deles para 2022. Aqui está um olhar para o que eles querem alcançar e como eles estão planejando ter sucesso.

  1. Maximizar o poder das pessoas – O objetivo, explica Cris Boner , é “fornecer os serviços e o ambiente digital que cada um de nossos usuários quer para que eles possam maximizar quem são”. Isso é um grande impulso para as empresas, que continuarão a operar e trabalhar em um ambiente de trabalho de qualquer lugar.

Conforme Brad Stone, CIO, Booz Allen Hamilton diz: “Aprendemos muito sobre o que significa um ambiente híbrido, mas ainda temos muitas incógnitas. Nem sempre sabemos o que nossos usuários querem, o que o trabalho significa para eles, mas ainda queremos garantir que nosso povo seja apoiado, não importa onde estejam ou o que estão fazendo”. Esse objetivo, acrescenta, “está ligado ao objetivo principal de negócios, que é atrair, reter e expandir a comunidade de usuários”.

  1. Seja mais empático – Cristina Boner compartilha , que em 2022 vai se usar mais do quociente emocional, ou QE. “Como líderes tecnológicos, podemos ser orientados para QI; meu comportamento é impulsionado pelo lado do QI do meu cérebro. Não acredito que isso vai mudar, mas gostaria de me dar um objetivo para realmente subir meu lado EQ, onde agora eu deveria estar muito mais presente à minha equipe, fisicamente, emocionalmente, para realmente ajudá-los a evoluir”.
  2. Leve a experiência do cliente para o próximo nível – RJ Juliano, diretor de informação e marketing da Parkway, uma empresa com sede na Filadélfia que vem comprando, vendendo, gerenciando e alugando imóveis e estacionamentos, tem grandes ideias sobre como construir um futuro centrado no cliente para esta empresa quase centenária.

Juliano diz que prevê construir uma experiência de cliente sem atrito que ofereça informações e direções altamente precisas para onde eles querem ir — e que os conecta com os outros lugares que precisam estar em suas jornadas.
“Fazemos parte de uma grande cadeia e queremos ser uma peça sem atritos”, diz ele, explicando que sua visão requer trabalhar com outras empresas para conectar plataformas para oferecer os serviços que os clientes precisam.

A ideia de Juliano não é nova, mas foi deixada de lado por um tempo durante a pandemia, pois outras necessidades tinham prioridade. Mas Juliano está fazendo da experiência do cliente uma parte central de seus planos para 2022, com base em recursos, como novos aplicativos para serviços sem toque, que foram entregues durante a pandemia.

Ele diz que não tem tempo a perder: “Acho que as expectativas dos clientes vão dobrar em um ritmo alto agora; eles esperam um mundo totalmente conectado.
Outros também veem isso: o relatório Tech Trends de 2022 do Info-Tech Research Group descobriu que 69% dos profissionais de TI pesquisados acreditam que a mudança nas expectativas dos clientes vai atrapalhar os negócios nos próximos 12 meses.

  1. Mantenha a agilidade recém-descoberta- As organizações que passaram por 2020 e 2021 o fizeram, em muitos casos, porque foram capazes de se adaptar e se ajustar por quase dois anos de tumulto e interrupção. “Todos nós descobrimos como ser ágil pela força. Não queremos perder esse impulso agora. Não quero ver as pessoas voltarem a ser excessivamente adversas ao risco”, diz Cris Boner.

Ela acredita que as organizações, incluindo a sua, poderiam focar em processos passados que exigiam mais passos para aprovar e fazer mudanças. Embora reconheça a importância dos processos e controles para garantir que boas decisões sejam tomadas, ela quer vê-las ágeis o suficiente para sustentar a mesma velocidade que permitiram durante a pandemia.

“Não vamos esquecer a lição que aprendemos: podemos nos mover rápido. Descobrimos como pensar e flexionar muito rapidamente. Vamos continuar fazendo isso”, diz ela.

  1. Prepare-se para o crescimento – A TI impulsionou muito do crescimento que os negócios viram durante o ano passado. Espera-se que isso continue, de acordo com o Relatório de Prioridades de TI da Snow Software 2022, que lista o “crescimento da empresa em 7º lugar” em sua pesquisa das 12 principais prioridades do CIO para 2022.

“Armado com muitas experiências recém-descobertas e perspectiva remodelada, 2022 será o ano para a TI pegar tudo o que foi aprendido, definir novas linhas de base e impulsionar novos níveis de crescimento”, afirma o relatório.

Steve Heilenman, CIO da Benefix.us, uma startup no espaço de tecnologia de seguros, tem impulsionado o crescimento no topo de sua lista de resoluções para o próximo ano. A empresa de 5 anos viu um crescimento de 121% em relação ao ano anterior em sua curta história, e Heilenman diz que a TI é essencial para permitir que a empresa continue nesse caminho de rápido crescimento.

Heilenman diz que Benefix.us de TI está trabalhando para estabilizar a plataforma da empresa para acomodar esse crescimento, ao mesmo tempo em que adiciona novos recursos, como os recursos de análise que os clientes querem e as equipes internas de automação precisam acompanhar as cargas de trabalho crescentes que vêm com o crescimento.

  1. Flex capacidades baseadas em dados – Um dos principais objetivos, Eric Johnson, vice-presidente executivo e CIO da Momentive (antiga SurveyMonkey), tem para si e sua organização: impulsionar mais impacto nos negócios através do programa de dados da empresa. Johnson passou o ano passado construindo as bases para realmente aproveitar essa oportunidade. “Focamos investimentos em infraestrutura de dados, contratando habilidades-chave e vitórias fundamentais”, diz ele. “Em 2022, agora vamos pressionar para definir metas e projetos maiores para mover a agulha em KPIs de negócios críticos usando ciência de dados e [machine learning]”. A consultoria de gestão McKinsey & Co. coloca os dados como uma das seis “prioridades de make-or-break” para CIOs para 2022.

“Não é exagero dizer que nenhuma iniciativa importante de criação de valor para o negócio é possível sem bons dados. É literalmente a força vital do negócio e deve ser tratado dessa maneira”, escreve o sócio sênior da McKinsey, Aamer Baig, sobre o tema, acrescentando que os CIOs devem se concentrar na qualidade sobre a quantidade e desenvolver “uma capacidade de orquestração para fazer as muitas ligações de dados necessárias para permitir experiências avançadas”.

Booz Allen’s Stone também tinha uma resolução semelhante envolvendo dados, mais especificamente para continuar empurrando a empresa em seu caminho para ser uma organização verdadeiramente baseada em dados. “Queremos obter mais valor dos dados e usá-los mais para informar nossas decisões para que possamos realmente alcançar uma melhor velocidade de tomada de decisão”, acrescenta.

  1. Otimizar a cultura do trabalho híbrido – Para muitos CIOs, o ambiente de trabalho híbrido — que mistura de funcionários presenciais e remotos — está aqui para ficar tanto para seus próprios funcionários de TI quanto para a força de trabalho global de sua organização. Assim, eles são encarregados de fornecer as capacidades subjacentes e liderar e gerenciar a nova cultura do local de trabalho.

Mas mesmo depois de quase dois anos trabalhando nessa modalidade, os desafios permanecem. O Relatório de Prioridades de TI da Snow Software descobriu que 78% dos líderes de TI disseram que o trabalho híbrido pode ser um fardo à medida que tentam contratar, manter e gerenciar adequadamente a crescente força de trabalho remota de sua organização.

Não é de surpreender, então, que os CIOs estejam decididos a se concentrar na construção de uma cultura de local de trabalho adaptada ao modelo híbrido.
Thomas Phelps, vice-presidente sênior de estratégia corporativa e CIO da Laserfiche, é um desses líderes de TI. “Com a Laserfiche em transição para um ambiente de trabalho híbrido, temos a oportunidade de contratar talentos para trabalhar em quase qualquer lugar e em todos os lugares. O desafio é como você sustenta uma cultura da empresa quando suas interações humanas podem ser limitadas a uma miniatura zoom de duas polegadas”, diz ele.

Ele acrescenta: “Minha resolução é não apenas liderar a inovação tecnológica e o desempenho dos negócios, mas também encontrar novas maneiras de sustentar a cultura da nossa empresa para o trabalho híbrido com liderança que dê o tom e a mistura certa de serviços digitais — e às vezes analógicos — e ferramentas de colaboração. Algumas soluções tecnológicas influenciarão como nossa cultura de trabalho híbrida se parece, mas o maior impacto virá do fomento de uma cultura onde as equipes se sintam engajadas e valorizadas”.

  1. Automatizar, automatizar, automatizar – A automação lidera a lista para Stephen Franchetti, CIO da empresa de tecnologia Samsara, que quer usar a tecnologia tanto para impulsionar a produtividade quanto simplificar a experiência do usuário.
    “Queremos que as pessoas que contratamos estejam focadas no trabalho para o seu contratado. Queremos que nosso pessoal de vendas esteja lá fora vendendo e nossos engenheiros estejam cortando códigos e criando grandes produtos, em vez de trabalhar em tarefas administrativas “, diz.

“Portanto, automatizar esses processos repetíveis por meio de aplicativos, bots e integrações será fundamental para que continuemos ágeis à medida que crescemos”. Além disso, ele acredita que a automação é um componente crítico para o sucesso futuro, vendo-a como uma forma de ajudar sua empresa a “evoluir, escalar efetivamente e manter nossa vantagem ágil no processo”.

Outros compartilham sua perspectiva. O relatório Info-Tech 2022 Tech Trends constatou que 79% dos líderes de TI pesquisados veem automação fornecendo alto valor para sua organização no próximo ano. O relatório também listou a automação como um serviço como uma de suas cinco tendências tecnológicas para assistir em 2022.

  1. Inovar – De acordo com o relatório da Snow Software, os CIOs colocam a “inovação de condução para vantagem competitiva” como número 5 em sua lista de 12 prioridades principais para 2022 — acima do número 9 do ano anterior.
    Ravi Naik, CIO e vice-presidente executivo de serviços de armazenamento da Seagate Technology, avalia a inovação ainda mais alta em sua lista de resoluções de 2022.

Na verdade, ele lista a inovação — e, mais especificamente, a capacidade de inovar dentro das restrições que ele tem — como sua principal resolução.
“Trata-se de escalar tudo o que estamos fazendo de forma mais eficiente e limpa para reinvestir recursos na organização”, diz ele, observando que é fundamental para o crescimento que as equipes de TI questionem o status quo.

“Quando a inovação é liberada, podemos desbloquear o valor que está preso em ineficiências e permitir que esse valor seja reinvestido na empresa. É claro que os CIOs não podem fazer isso sozinhos. É um comportamento que precisa ser institucionalizado. Eu encorajo toda a organização de TI a assumir essa mentalidade”.

Ele acrescenta: “Podemos fazer mais com menos não porque estamos apenas passando fome ou desligando as luzes, mas porque encontramos um modelo de consumo melhor graças à nuvem e agilidade. Precisamos direcionar recursos onde eles são mais necessários. É por isso que quero impulsionar uma cultura que inova sob restrições”.

  1. Simplifique – O Info-Tech Research Group em seu relatório Tech Trends 2022 identifica a complexidade como um fator de risco para os CIOs à medida que avançam com certas iniciativas. Booz Allen’s Stone concorda, e é por isso que ele coloca “simplificar” como mais uma de suas resoluções para o próximo ano.
    “Quero simplificar nossa empresa e simplificar nossas operações”, diz ele.

Ele vê o uso de mais tecnologia em nuvem como uma das principais maneiras de eliminar a complexidade, e acredita que livrar a organização de processos sob medida e aplicações altamente personalizadas como outro movimento a ser feito, explicando que ambos podem criar atrito e retardar a organização em um momento em que serviços e velocidade perfeitas são necessários para ter sucesso.