86 views 2 mins

Livros em Revista 26 a 28/09/2020

em Ralph Peter
sexta-feira, 25 de setembro de 2020

As Almas Negras

Geraldo Giovanni – RG – Dentista por profissão, escritor por devoção, aproveitou (abusou) de fatos reais, envolvendo memórias familiares de sua origem italiana, para desenvolver este romance com enredo arrepiante. Horror, terror e ficção de cunho religioso fazem parte de um cipoal envolvendo pessoas próximas. Há de tudo um pouco, as vezes muito! Sexo, paixão, pedofilia e também muita força resiliente , típica de épocas distantes e valores de imigrantes. Com início em 1875, numa escondida região na Calábria, Itália, o romance perpassa gerações e o passar do tempo com muita galhardia, fluidez e agilidade, prendendo o leitor, muitas vezes impactado pelos relatos cruentos, com sórdidos detalhes, outras, sensibilizado pela momentânea boa aura existente. Ótimo roteiro cinematográfico!

Resistência e Anistia

Paulo Cannabrava Filho – Alameda – Um jornalista “das antigas” , tendo militado sempre com muita maestria em importantes redações, notabilizou-se como ferrenho militante pelo prevalecer dos Direitos Humanos. A começar pela emblemática foto da capa, em plena Avenida Paulista, onde influentes artistas televisivos uniram-se em favor da vitoriosa campanha por uma “Anistia geral e irrestrita”, a obra é um show – no bom sentido do termo – histórico. Cannabrava, relata fielmente, lastreado em documentos e testemunhos , fatos próprios e adjacentes de uma época ditatorial, que não poderemos esquecer para que jamais ocorram! Deve ser lido por estudantes, professores e pessoas interessadas em nosso passado político e social. Oportuna!

Tarifa Zero: A cidade sem catracas

Fundação Rosa Luxemburgo e Autonomia Literária – Obra resgata o antigo e bom “sonho” do transporte urbano sem catracas, ou seja, gratuito. Numa análise conceitual com exemplos espelhados em grandes metrópoles, particularmente europeias, ressurge a válida luta pelo transporte de pessoas sem ônus. Tomara consigam sensibilizar autoridades de sua valia. Utópico!