102 views 57 secs

Livros em Revista 20 a 22/06/2020

em Ralph Peter
sexta-feira, 19 de junho de 2020

Só Por Cima do Meu Cadáver

Maria Lucia Moyses Ruiz – Scortecci – A neuropsicóloga autora de uma bela coleção literária, apresenta um casal que aos poucos tem seu relacionamento esfacelado por vários motivos. A esposa desenvolveu uma anorexia nervosa, que levou à óbvios danos e colateralidades. Numa manhã, após altercações entre os dois, ela “apaga” enquanto preparava seu café da manhã. A ocorrência, desencadeia um relembrar, boa parte, desagradável. Para ler em dias ensolarados.

Estratégias Para Uma Esquerda Racional: Escritos políticos 1977-1988

Eric J. Hobsbawm – Paz e Terra – O renomado egípcio historiador, falecido em 2012, chama a atenção das esquerdas, com foco nas radicais, para uma espécie de mea culpa . A lucidez e profundidade com que o autor desfila sua teoria, dá-lhe uma grandiosa credibilidade, que deverá fazer com que forças de direita também raciocinem sobre suas palavras e obras. Notável!

A Mística Feminina

Betty Friedan – Carla Bitelli e Flávia Yacubian (Trads) – Rosa dos Tempos – Publicado em 1963, nos USA, continua um estandarte representativo da busca incessante da plena liberdade da expressão feminina, que atravessa os tempos. Betty , falecida em 2006, quebrou paradigmas, principalmente ao descobrir um vácuo nas ordenações femininas: “o problema sem nome”. Sua energia simbolizou e ainda representa, luta, ímpeto, denodo, clareza e sucesso, apesar de ainda muito faltar. Celebração digna e oportuna!