205 views 2 mins

Livros em Revista 17 a 19/12/2022

em Ralph Peter
sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Complexo de Cassandra: O adoecimento do saber diante de uma sociedade alienada e negacionista

Liliane Alcântara de Abreu e Natalia Sayuri Melo – Sagarana – Na mitologia grega, Cassandra foi amaldiçoada, por Apolo, ao descrédito de suas palavras, por mais verdadeiras que fossem . Autoras profissionais do direito, comunicação e saúde , analisaram acontecimentos atuais e contextualizaram verdades , mentiras e boatos, em cenários políticos, sociais e administrativos também de outrora, não muito distante. Chega ser estarrecedora a demonstração da manipulação das massas em prol, algumas vezes, de interesses escusos. Atos prós e contras à alguma situação são desfiados e devidamente analisados . Há que ler para devidas conclusões . Oportunamente esclarecedora!

Ao Piano

Paulo Roberto Simas – Penalux – Uma trama do destino, acontecimentos envolventes, coincidências amargas, outras contrastantes . Esse é o enredo desse romance que eleva a vida aos seus extremos, com muita realidade, doçura, amor e muita música que embala almas e corações dos seus personagens. A pandemia recente fez brotar sentimentos que antes não se faziam presentes, tais como: fraternidade , olhar mais contido e um vislumbrar do universo, que a música tem o dom de aflorar. Paulo criou uma verdadeira ode à superação de dores, perdas e ao amor, num bom ritmo. Gostoso!

Alfredo dos Anjos: Viajante e cineasta luso-brasileiro

Jair Leal Piantino – Edit Cultura Acadêmica – Jair homenageia um luso-brasileiro que encantou-se com o Brasil e gravou em suas lentes toda a magnitude de uma época impar de nossa história. Um verdadeiro documento antropológico, que na Era Vargas, foi injustamente engavetado, relegado, esquecido. Numa edição primorosa, trechos foram pinçados para demonstrar agruras e perspectivas que se avizinhavam na década de 20. Mesmo quem não entende ou não goste de fotografia irá encantar-se com detalhes de extrema realidade. Uma digna, fascinante, terna e justa homenagem, que nos faz aprender a salvaguardar e honrar nossas memórias. Excelente!!