106 views 5 mins

Sua empresa possui eficiência e segurança nas relações tributárias?

em Artigos
sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Marcelo Simões (*)

Os impostos são parte indissociável do planejamento e da gestão financeira de uma organização.

Nesse sentido, a gestão tributária é essencial para o sucesso e a sobrevivência a longo prazo, independentemente da natureza ou do ramo de atuação de uma empresa. Porém, a despeito da importância da matéria tributária, poucas empresas brasileiras conseguem cumprir todas as suas obrigações fiscais com eficiência e segurança.

Seja por conta da complexidade do ordenamento jurídico brasileiro ou por descuido, a maioria das empresas que atuam em solo nacional encontram dificuldades severas no cumprimento das obrigações tributárias. Recentemente, um estudo conduzido pela FGV concluiu que 90% das empresas brasileiras lidam com algum problema fiscal. Esses números traduzem o nível de complexidade e dinamismo do trabalho de compliance fiscal em organizações no Brasil.

Acompanhar a migração para os meios digitais e ficar atento às constantes mudanças da legislação tributária brasileira certamente estão entre os maiores desafios. Por isso, hoje, muitos executivos e gestores querem saber a resposta definitiva para a seguinte pergunta: como garantir uma gestão tributária eficiente e segura?

. Compliance fiscal envolve planejamento – O planejamento tributário e o compliance fiscal são elementos-chave para uma gestão empresarial eficaz. Com mudanças significativas na legislação tributária ocorrendo regularmente, a etapa do planejamento tributário é crucial para fornecer orientação sólida sobre decisões de negócios e investimentos.

Por meio de um bom planejamento, as equipes de compliance se veem mais resguardadas contra possíveis riscos, e a empresa ainda pode se beneficiar pagando menos impostos caso antecipe as entregas.

. Tecnologia é aliada valiosa dos gestores – Os desafios do setor fiscal podem ser menores com o apoio de recursos tecnológicos detalhadamente desenhados para a gestão tributária. O fenômeno da automação se popularizou no ambiente corporativo, e os benefícios dessa prática voltada para as demandas de compliance fiscal são inúmeros.

Hoje, reduzir custos e otimizar o tempo das equipes estão entre os maiores desafios das empresas, e a implementação de softwares inteligentes de gestão fiscal oferecem justamente isso. Seja para grandes, médias ou pequenas empresas, se manter em dia com a responsabilidade fiscal do negócio pode ser um processo muito mais simples com o apoio da tecnologia.

. BPO Fiscal é alternativa cada vez mais atraente – Tendo em vista as crescentes dificuldades que se impõe às empresas nas relações tributárias, a necessidade de redução de custos e de otimização dos processos administrativos e financeiros, muitos negócios estão optando por buscar um parceiro especializado no mercado.

O fato é que as empresas geralmente preferem utilizar seus recursos para aprimorar os processos do core business e faltam recursos para o desenvolvimento de uma estrutura maior de compliance fiscal. Com o Business Process Outsourcing (BPO) para a área fiscal, é possível ter acesso às melhores soluções tecnológicas disponíveis no mercado e liberar tempo na rotina dos colaboradores para que se empenhem em tarefas de maior valor estratégico para a organização.

É importante ressaltar a relevância da gestão tributária para saúde financeira e jurídica das empresas. Uma gestão eficiente e de alto desempenho passa, invariavelmente, pelo uso da tecnologia para acompanhar o dinamismo necessário no setor e pela antecipação do calendário fiscal, que favorece a prevenção a riscos e pode estimular a redução da carga tributária incidente sobre a empresa.

Vale reforçar também que o BPO Fiscal é uma alternativa que oferece os insumos necessários para uma gestão eficiente, sendo uma opção válida para as empresas que não podem investir fortemente em uma estrutura interna de compliance fiscal.

(*) – Graduado em Economia pela UEL, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, é Diretor de Operações e Cofundador da Comtax, empresa especializada na área fiscal (https://comtax.com.br/).