181 views 3 mins

Livros em Revista 04 a 06/04/2020

em Ralph Peter
sexta-feira, 03 de abril de 2020

Beny Beneli

Ariel Busquila – Chiado – Qual é o limiar entre loucura e sanidade? Uma capciosa pergunta, com respostas sempre duvidosas. Creio que a maioria das pessoas vivem e convivem com essa linha, muito tênue. Esse é o amago dessa obra de estreia do artista plástico Ariel. A obra, uma ficção muito bem engendrada, vai num crescendo interessante. Seu protagonista, após um nascimento envolvido em mistério, uma vida boa, desregrada, vê-se enredado num cipoal de situações absurdas e completamente inacreditáveis, apesar de evidências irrefutáveis. Culpado ou inocente? De maneira sagaz, em meio às suas próprias ilustrações, o autor deixa uma boa brecha para o leitor decidir. Palpitante.

A Irresistível Face da Mentira

Evy Maciel, Juliana Dantas, Nana Simons e Tatiana Amaral – Abajour – Um delicioso suspense, escrito e perfeitamente urdido por quatro figuras exponenciais da literatura brasileira. Creio seja a primeira vez que isso aconteceu. Em tempo: não se conheciam antes de serem convidadas. Aplausos ao dono da ideia. Homem muito rico, sedutor consegue encantar mulheres e atrair investimentos milionários, tem uma esposa subjugada, que a todo custo tenta, dele, livrar-se. Repentinamente sumiu, assim como os fundos de suas contas bancárias. Caracterizado está o crime de furto qualificado. Um delegado, dedicado ao caso, vê-se enredado num emaranhado de intrigas, seduções, traições, etc. Tudo para entreter o leitor ávido por aventuras e o desvendar desse misterioso sumiço. Apesar do seu grosso calibre, deverá ser lido em muito pouco tempo, pois segura o leitor até o derradeiro momento!

Planeta dos Insetos

Anne Sverdrup-Thygeson – Matrix – A professora bióloga norueguesa, traz à baila um assunto que a muitos chocará, todavia, sua obra é de uma profundidade respeitável. É simplesmente maravilhosa a diversidade do universo dos insetos e principalmente sua imensa utilidade natural. A maneira como a professora relata cada ser, sua implicância ecológica, desanuvia-nos de preconceitos. Obra não meramente curiosa, creio seja de fundamental importância. Deveremos conhecer algo que provavelmente um dia iremos consumir. Humanos e animais poderão aproveitar dessa fonte rica de nutrientes, pobre em gorduras . Creiam-me, nada nada nojento, antes, um descortinar de um universo aos nossos pés que deverá ser bem aproveitado num curto espaço de tempo. Elucidativo.

Verniz da Casa: 1998 – 2012

André Pesilva – O poeta André em seu livro de estreia, vem causando verdadeiro furor nos meios literários. Não sem razão. Dotado de uma inteligência e raciocínio fora da curva, suas letras plainam no papel, esvoaçam sobre o intelecto do leitor, e o faz pensar. Jovem, possui expertise madura, objeto raro! Suas estrofes tem uma sagacidade vibrante, as vezes cínica, perante uma realidade, muitas vezes escondida . Que venham outros, rapidinho. Muito bom!