216 views 5 mins

Pintura da Santa Ceia é atração em paróquia da Vila Mariana

em Colunistas, Geraldo Nunes
quarta-feira, 15 de maio de 2019
Pintura 3 temproario

A paróquia de Santa Rita de Cássia, na Vila Mariana, promove todos os anos uma quermesse que se inicia no sábado que antecede ao dia 22 de maio, data comemorativa da padroeira e se estende até o domingo seguinte

Pintura 3 temproario

O quadro da santa ceia, do padre Miguel Lucas. Foto: Gustavo Alves

Como a cidade de São Paulo é cheia de casos interessantes, vale a pena contar uma história relativa a essa igreja, que fica na Rua Dona Inácia Uchoa, uma travessa próxima da sede do Jornal Empresas & Negócios, na Rua Vergueiro.

Certa vez, um padre chamado Miguel Lucas Penã, espanhol de poucas palavras, mas de bom coração, foi elevado à condição de pároco depois de servir muitos anos a essa comunidade. Após assumir, assim que pode tirou férias e viajou à Espanha para visitar seus parentes. Quando voltou trouxe consigo um quadro gigante de uma pintura da santa ceia que ele disse ser de sua autoria, cujo trabalho desenvolveu nos tempos se seminarista.

Sem uma consulta prévia, durante a semana mandou pintar as paredes da igreja, afixando a moldura em um lugar de destaque bem no alto do altar. Quando chegou a missa de domingo, a surpresa foi geral e alguns fiéis começaram a dizer que não haviam gostado da mudança, que se tratava de uma cópia de outra pintura e não um quadro original feito pelo padre.

 Pintura 4 temproario

Santa Rita de Cássia. Foto: Gustavo Alves

Ocorre que, verdadeiro ou não, o quadro da santa ceia foi ficando, todos se acostumaram com ele e agora ninguém mais reclama, até porque o que havia antes no lugar era uma decoração de parede na tonalidade azulada com desenhos de águas e pássaros, cujo autor ninguém mais se lembrava do nome e sem nenhum valor artístico.

“O quadro do padre Miguel Lucas, ao contrário, possui qualidade artística”. Foi o que nos disse Percival Tirapele, um especialista em artes sacras ao visitar a paróquia a nosso pedido. Além de Jesus Cristo ao centro há mais de 12 apóstolos conversando enquanto Judas Iscariotes, aparece meio de perfil, olhando para trás se preparando para sair carregando em uma das mãos um saco repleto de moedas.

“Observei originalidade nessa pintura e ainda que seja uma réplica, o trabalho ficou bem feito”, percebeu Tirapele ao lembrar que há outras cópias de pinturas ou esculturas famosas em outras igrejas de São Paulo, citando como exemplo a réplica da Pietá de Michelangelo, na vizinha paróquia de Santo Inácio de Loyola, na Rua França Pinto, também na Vila Mariana.

 Pintura 5 temproario

Frei Miguel Lucas Peña. Foto: Reprodução/Internet

Fotografadas, a versão da santa ceia de Miguel Lucas e a réplica da Pietá, estão disponíveis nesta reportagem para que se façam as comparações. Se alguém localizar outro quadro parecido ou semelhante, parabéns. O legado artístico deixado pelo padre Miguel Lucas, que se despediu desse mundo em 2011, nos parece inegável.

Aproveite então e visite a Paróquia de Santa Rita de Cássia, na Vila Mariana, durante as comemorações de sua 50ª Festa.

Serviço
50ª Festa de Santa Rita de Cássia, dee 18 a 26 de maio, das 12h às 22h. Atrações: artesanato, bebidas, o Bolo de Santa Rita, bordados, brechó, caldo verde, Cantinho de Santa Rita, sanduíches de carne louca, doces, pastéis, pizzas, vinho quente e quentão, e a grande novidade: macarronada. No dia 22, dia de Santa Rita, missas: às 7h, 9h, 12h, 15h, 18h e 20h. Endereço: Rua Dona Inácia Uchôa, 106, próximo a caixa d’água da Vila Mariana.

(*) Geraldo Nunes, jornalista e memorialista, integra a Academia Paulista de História. ([email protected]).