170 views 2 mins

Mensagem ao Procurador

em Colunistas, Eduardo Monteiro
sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mensagem ao Procurador

Talvez por mera curiosidade, ao dar um giro nos canais de TV, após o Jornal Hoje, da Globo, na 4a feita, parei  na TV  Senado e assisti por algumas horas a “sabatina” a que o procurador Rodrigo Janot Monteiro, foi submetido pelos senadores, sobre sua conduta à frete do Procuradoria Geral da República. Ele foi indicado pela presidente Dilma para mais uma gestão dois anos à frente da PGR, mas dependia da aprovação do senado!

A despeito de algumas perguntas capciosas e mal intencionadas, o procurador respondeu a todos com muita clareza e tranquilidade sem deixar dúvidas quanto ao seu comportamento, embora alguns parlamentares insistissem em saber o que não houve e não há de indevido ou incorreto do desempenho da sua nobre função. Jader Barbalho que no passado renunciou para não ser cassado, afirmando ser bacharel em direito contestou agressivamente a duração de algumas prisões preventivas e o fato dos delatores cumprirem prisão com “tornozeleiras” em seus domicílios, no que foi plenamente esclarecido.
Mais uma vez Fernando Collor foi grosseiro ao questionar Janot, inconformado por ter sido citado como contraventor. Como achei extraordinário o seu pronunciamento diante de um questionamento veemente e da sua intenção de conter a corrupção no serviço publico, tomei liberdade de enviar-lhe o e-mail abaixo:
“Parabéns Procurador Janot, pelas suas colocações aos questionamentos dos senhores senadores na ‘sabatina’. Que Deus o proteja e dê lhe forças para continuar cumprindo sua nobre missão de forma imparcial, coerente e sensata, nesse conturbado contexto político administrativo. Trata-se de uma exaustiva jornada, que certamente V.Exa. conseguirá superar honrosamente, embora tudo nos leve a crer que a corrupção, lamentavelmente, faça parte da nossa cultura, pois desde os tempos da ditadura de Getúlio Vargas, ela tem surgido com frequência nas inúmeras investigações, sobre os mais diversos tipos de denúncias. Desejo merecido sucesso no desempenho da sua honrosa missão”.

(*) – É Jornalista – MTb 21.275 – (www.emquestao.com) ([email protected]).