136 views 2 mins

Esperança ou decepção?

em Colunistas, Eduardo Monteiro
segunda-feira, 14 de março de 2016

Esperança ou decepção?

Este último domingo, dia 13 (número do PT), foi um dia excepcional, no nosso contexto político social, porque registrou o maior movimento da sociedade contra o governo Dilma, Lula e a corrupção, clamando pelo “impeachment” da presidente!

Sua grandiosidade poderá solidificar a esperança de uma mudança radical no atual contexto, pois não creio e a sociedade também, que a despeito da complexidade judicial o assunto continuem sendo “empurrado com a barriga”!
Segundo a opinião de alguns experts, pelo tamanho do movimento popular nas ruas, ele deverá ter o resultado desejado, implicando no “impeachment” ou renúncia de Dilma. Por outro lado, a militância do PT, está sendo convocada para ir às ruas na próxima sexta, para contestar e se houver provocações, não podemos prever o que poderá acontecer. Não me recordo dos detalhes do impedimento de Fernando Collor, que me parece ter sido punido sem resistência política. Neste caso, há uma enorme relutância partidária. Há muitos interesses em jogo e a queda de Dilma pode fazer ruir todo o “staff” petista, com muitas reclusões incluindo de Lula.
Na linha sucessória, o novo presidente seria Michel Temer, cujo partido já está esboçando a renúncia do apoio ao PT. Se o impedimento for da chapa eleita PT/PMDB, o sucessor seria o Eduardo Cunha que também está com o laço no pescoço e ele caindo, seria Renan Calheiros, que também está sendo investigado. Como podem notar a “ficha limpa”, foi uma “exigência” meramente retórica.
Diante desse quadro de muitas dúvidas para o retorno à normalidade, como será que vai se comportar a economia nacional? É temeroso prever. Embora estejam escondendo os efeitos negativos desse lastimável “status quo”, assim ou assado, sendo realista é de se esperar por dias piores até o desfecho da questão…
Enfim na esperança de que o Patriotismo passe a nortear as decisões dos homens públicos, seja lá o que Deus quiser!

(*) – É Jornalista – MTb 21.275 ([email protected]).