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Ufa! Crescemos na crise

em Artigos
segunda-feira, 08 de maio de 2017

Victor Canô (*)

Foi com imensa alegria que recebi os números divulgados por um levantamento feito pela ComScore, em conjunto com o IAB Brasil, duas instituições referências em publicidade digital no mundo.

O mercado brasileiro cresceu 26% em 2016, no setor, registrando um volume recorde de investimentos que chegaram a casa dos 11,8 bilhões de reais. Isso é a prova da consolidação da publicidade digital no Brasil, que se tornou uma alternativa real e mais prática para que as marcas invistam nesse tipo de mídia.

Minha alegria se deve primeiramente por conquistarmos isso em um ano em que o PIB brasileiro encolheu 3,6%. Se somarmos isso aos 3,8% de recuo em 2015, tivemos nos últimos dois anos o pior momento da economia na história do Brasil, superando os terríveis números do biênio de 1930 e 1931, quando éramos governados por Getúlio Vargas.

Porém, creio que não foi o momento econômico que contribuiu para o crescimento da publicidade digital no país. Hoje vejo que as marcas entenderam que é no digital a forma mais direta e sincera para falar e interagir com seu consumidor final. Atualmente, o público busca esse tipo de aproximação, somente assim as marcas conseguiram o tão desejado engajamento. Isso gera valor ao mercado!

Antigamente, a mídia mais desejada pelas grandes empresas era a televisão, que durante décadas reinou absoluta em todo mundo. Em países como os Estados Unidos por exemplo, há estimativas que a publicidade digital irá superar a televisão ainda neste ano, segundo uma pesquisa do IPG Mediabrands Magna, uma importante consultoria americana.

Lá, as estratégias de branding estão indo muito além das mídias de massa tradicionais. Essa é uma tendência mundial, que brevemente chegará em terras brasileiras. O IAB Brasil indica que neste ano cresceremos novamente 26% em relação a 2016, isso significa que o volume de investimento chegará a incríveis 14,8 bilhões de reais. O número corresponde a um terço de todo volume de dinheiro que será investido na publicidade brasileira. Isso realmente é incrível!

Por isso, cada vez mais vemos o mercado investindo em formatos diferenciados na publicidade digital e integrando anunciantes ao seu target. Além disso, os vídeos estão ganhando mais espaço no digital, já que essa solução desperta a atenção dos usuários e ao mesmo tempo não prejudica a experiência de navegação nos sites em que são veiculados.

Todos esses fatores corroboram para que o cenário da publicidade digital seja animador para os próximos anos. As empresas buscam cada vez mais essa mídia e assim o mercado se fortalece, gerando empregos e novas perspectivas para um momento tão instável de nossa economia.

(*) – É CEO da Cazamba, empresa de tecnologia em mídia que permite marcas engajarem com seus consumidores.