113 views 3 mins

Otimização de processos: benefícios para a área fiscal

em Artigos
terça-feira, 18 de abril de 2023

Carlos Vetter (*)

Atualmente, são poucas as empresas que não adotam tecnologias para otimização de processos internos e melhores resultados. Agora, você já imaginou conseguir otimizar a área mais complexa e burocrática da sua empresa? Nesse campo, o Brasil é considerado um dos países mais complexos do mundo! As empresas sofrem com as mais diversas exigências legais, como formatação de documentos, diferentes prefeituras e multas e juros altíssimos.

Essa complexidade pode ocasionar processos extremamente manuais, abrindo margem para erros, divergências e atrasos de pagamento. E não para por aí: além de gerar atritos nas relações com fornecedores devido a pagamentos indevidos e/ou atrasados, esse cenário proporciona uma cadeia completamente bagunçada, onde falta controle e clareza de quais são os verdadeiros gargalos do processo desde o pedido até o pagamento da nota.

Não à toa, um levantamento da Tax Trends aponta que 45% das empresas brasileiras buscam investir em automação de processos fiscais em 2022. Isso revela uma tendência de driblar a burocracia com tecnologia para resolver toda a parte manual e complexa envolvida na cadeia. A adoção de tecnologias com essa finalidade é fundamental, mas precisa ser feita combinada à gestão de processos.

A implementação de inteligência artificial como aliada na otimização fiscal é uma tendência e vem se mostrando eficiente, porém de nada adianta automatizar um processo que está bagunçado e desestruturado. Em cases internos da V360, fintech que nasceu para automatizar o processo de pagamentos de ponta a ponta das maiores empresas do país, percebeu-se que adotar tecnologias pode levar a um aumento de 50% de automatismo, mas adotar tecnologia combinada à reestruturação de processos é responsável por alcançar uma média de 95% de aumento!

Por isso, se a sua empresa precisa otimizar seus processos fiscais, é preciso ter em mente que não basta adotar uma tecnologia e esperar que todos os problemas da área sejam solucionados. É preciso lembrar que estamos falando da área mais complexa da empresa, ou seja, não é algo que acontecerá do dia para a noite, é necessário um trabalho constante e estratégico de repensar todas as etapas. Uma otimização de fato inteligente conta com uma combinação entre tecnologia e gestão, portanto, precisa ser feita com um fornecedor parceiro que esteja disposto a mergulhar nesse processo junto com a empresa.

(*) É mantenedor da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) e CEO da V360.