67 views 4 mins

O sabor de liderar

em Artigos
terça-feira, 01 de agosto de 2017

Guilherme De Rosso (*)

Há algum tempo, escrevi um artigo sobre minha experiência nos restaurantes com estrela Michellin, na Itália.

Tirando todas as técnicas e receitas, tive outra lição importantíssima, a qual levarei para o resto da vida e carreira profissional: lá eu também aprendi como ser um líder. Liderança, para mim, não é um dom e sim uma habilidade, que pode ou não ser desenvolvida. Sim, é claro que algumas pessoas a desenvolvem com mais facilidade que outras, mas no fim, acredito que todos podem se tornar um líder.

Vamos abstrair um minuto do âmbito profissional e lembrar que líder, pode ser qualquer um, desde aquela pessoa que decide onde sair no final de semana até o responsável pela escolha do almoço de domingo. Ou seja, líder não é apenas uma pessoa que outras pessoas sigam, seja de maneira instintiva ou de certa forma “forçada”. Líder é alguém que toma a decisão quando necessário e assume as consequências da decisão tomada.

Voltando ao profissional, o líder tem o mesmo papel: ele toma decisões chave quanto preciso, se responsabiliza por essas decisões, mesmo que sejam errôneas e quando ninguém mais sabe o que fazer, mantém a calma e direciona cada um de seus comandados. Ou seja, tem em mãos o leme do barco, seja em águas calmas ou tempestades.

Infelizmente, essa habilidade muitas vezes é esquecida por chefs de cozinha em todo o mundo, mas principalmente no Brasil. Isso se deve a diversos fatores, seja pelo ramo gastronômico brasileiro ainda ser imaturo em diversos pontos. Seja por parte dos cozinheiros, querendo queimar etapas para adquirir o status de “Chef” o quanto antes, sem ao menos se importar em aprender e desenvolver esse lado, que pra mim, é imprescindível já para ser chef, você precisa sim, ser um líder.

É esse “pequeno detalhe” que difere um ótimo cozinheiro e um Chef de Cozinha. O chef de cozinha, como falei, é o cara que além de ensinar aos comandados técnicas, dá o exemplos adequados de como se portar no ambiente, auxilia na hora do pânico, transmite calma e toma decisões difíceis quando ninguém o quer fazer. É o carrasco e o salvador da pátria e acima de tudo, se responsabiliza por decisões suas e de seus comandados.

Por isso, se você pensa em seguir carreira na cozinha, saiba que não é um curso, que te fará Chef de Cozinha, mas sim suas atitudes, conhecimento, comprometimento e responsabilidade ao longo do tempo de trabalho na nela. Talvez assim, com muito esmero e dedicação, chegará ao posto almejado por muitos, mas conquistado por poucos.

(*) – É responsável pela cozinha do boteco Simples Assim, de Curitiba, e supervisiona o curso de Beer Sommelier do Centro Europeu, uma das principais escolas de gastronomia do Brasil.