87 views 3 mins

Como a logística de ponta a ponta favorece as operações do Remessa Conforme?

em Artigos
segunda-feira, 08 de janeiro de 2024

Fábio Baracat (*)

Para a devida integridade dos pacotes e a aplicação correta dos benefícios do Remessa Conforme, programa da Receita Federal que promove maior celeridade ao tratamento de encomendas internacionais e economia de impostos, as empresas precisam garantir o cumprimento das exigências do órgão ao longo de toda a cadeia de importação. Para isso, a logística de ponta a ponta se consagra a melhor aliada.

Esse formato permite que todos os atores envolvidos no processo estejam mais próximos, da saída do armazém até a chegada nas mãos do cliente final, interagindo de forma eficiente. É justamente isso que o programa Remessa Conforme demanda, uma vez que as informações devem alcançar e caminhar de forma sólida e íntegra por cada etapa da operação.

Algumas das atividades e processos que permeiam a logística de ponta a ponta incluem: armazenagem, com gerenciamento dos centros de distribuição; transporte; monitoramento; questões aduaneiras e regulatórias; e conformidade com normas comerciais de cada país. Portanto, entre os principais benefícios ao aderir esse sistema logístico destaco:

Cumprimento das regulamentações

Garante a correta execução de diretrizes cambiais e fiscais relacionadas ao envio de remessas internacionais, a exemplo da correta classificação das mercadorias e do preenchimento e fornecimento adequado de documentos alfandegários exigidos na adequação ao Remessa Conforme.

Transparência e rastreabilidade

Com a implementação de sistemas de rastreamento e monitoramento em toda a cadeia de suprimentos, é possível obter maior transparência nas operações de envio das mercadorias, o que ajuda na prevenção de fraudes e/ou irregularidades.

Gestão de riscos

A logística de ponta a ponta também contribui para a identificação e o gerenciamento de riscos ao longo do processo, possibilitando a adoção de medidas preventivas e a redução de potenciais incidentes que possam afetar o envio das remessas.

A implementação de uma logística de ponta a ponta vai além de uma escolha estratégica, trata-se de necessidade para melhorar cada fase da jornada. O acompanhamento total, a eficiência operacional, a segurança robusta e o cumprimento das regulamentações são elementos que correspondem a uma abordagem abrangente.

Sendo assim, as empresas que buscam estabelecer padrões elevados de qualidade e confiabilidade nas operações encontram a chave para alcançar o sucesso em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico, mitigando riscos e garantindo uma cadeia de suprimentos mais competente.

(*) CEO da Sinerlog.