88 views 6 mins

Novos desafios

em Artigos
quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Benedicto Ismael Camargo Dutra (*)

A situação mundial se complica com a crise econômica, limitação de recursos e conflitos.

O Brasil poderia atuar como uma interseção de harmonização, mas sua população deveria se centrar nisso, na busca da melhora, sem dispersar tempo e energia com discussões ideológicas que não conduzem a nada. Prevalece o desejo de dominação e poder, sem que seja reforçada a visão de melhor futuro, com liberdade, segurança e qualidade de vida. As novas gerações estão sendo afastadas disso e levadas ao superficialismo.

O mundo vive a ressaca do cassino global criado com a especulação financeira. Que devastações ainda estão por vir diante das instabilidades que se anunciam, atemorizando diante dos efeitos da globalização feita sem equilíbrio entre os povos e sem grandes preocupações com o futuro?
A humanidade deveria se unir, mas os conflitos, disputas e violências geradas pela cobiça continuam pelo mundo. O momento é significativo, porém as pessoas ainda permanecem travadas em sua visão restrita.
Alcançamos os limites do materialismo e um grande colapso poderá se efetivar. Percebe-se isso na confusão e desorientação, nas crises, na alteração do clima e nas depressões e ansiedade. Falta a motivação essencial que só a compreensão do significado da vida pode oferecer. É preciso que as pessoas reconheçam a necessidade de compreender a Criação e busquem o saber real.

Mais de 43% dos jovens pelo planeta estão desempregados e sem propósitos, enfrentando dificuldades crescentes para ficarem fora da linha da pobreza. A desocupação dos jovens é uma questão muito séria, pois, se bem orientados, eles têm muito a oferecer para o progresso real. Estamos diante do desafio de formar uma geração forte, com bom senso, sem medo do esforço e do trabalho, e que possa confiar no empenho dos governantes e das empresas na busca de um futuro melhor.

Na ausência disso sobrevêm o desânimo e o desinteresse pela própria vida vazia de sentido, fortalecendo o embrutecimento e o consumo de drogas.
Voto mal dado é o grande drama das repúblicas, que na verdade é a tragédia da humanidade deseducada e despreparada para a vida, e sujeita a escolhas erradas que arruínam o futuro. Em vez de conduzir para o aprimoramento, o sistema tem permitido a decadência moral e espiritual, gerando nefastas consequências que vão apertando a corda em torno do pescoço da população. Boa vontade, ordem e progresso, ou caos e baderna.

Os seres humanos não santificam mais o dia de descanso; adormecidos, nem sentem mais gratidão pelo dom da vida. Santificar o dia de descanso em contato com a natureza auxilia a despertar o pensar e o intuir. Gratidão é alegria. Permanecem cegos, sem perceber que está acontecendo algo fora do controle no planeta afetando o destino dos indivíduos.

A insatisfação toma conta de tudo. As pressões estão roubando a alegria. No entanto, cada pessoa se encontra no ponto tecido pelos fios do destino por ela mesma, de onde pode emergir com coragem, esforço e alegria natural, sem permitir que surjam o mau humor e pensamentos de descontentamento. Os filmes estão também promovem insatisfação com cenas de violência, muitas lutas, assassinatos, com requintes de crueldade, em ambientes degradados e embrutecidos. Qual a influência sobre o comportamento das novas gerações?

Desde cedo as crianças têm sido direcionadas para a competição e o individualismo; no entanto, elas precisam aprender que nascemos num planeta que nos oferece todas as condições para a sobrevivência condigna: ar, água, alimentos se sustentam com o equilíbrio entre o homem e o ambiente, requerendo a preservação dos mecanismos naturais.

A Terra acolhe a todos, no presente e no futuro, daí a grande responsabilidade dos humanos, em sua curta passagem pelo planeta, de beneficiar, embelezar e preservar tudo para si e para os que virão após.

(*) – Coordena os sites (www.vidaeaprendizado.com.br) e (www.library.com.br). Autor dos livros: ‘Nola – o manuscrito que abalou o mundo’; ‘O segredo de Darwin’; ‘2012…e depois?’; ‘Desenvolvimento Humano’; ‘O Homem Sábio e os Jovens’; e ‘A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade ([email protected]).