187 views 4 mins

Mercado de caixas de papelão tem boas expectativas

em Artigos
quarta-feira, 29 de março de 2023

Cícero Mario (*)

O papel ondulado, normalmente chamado de papelão, é usado em caixas de embalagens para transporte de produtos para fábricas, depósitos, escritórios e residências.

Os números trazidos a público pela Empapel – Associação Brasileira das Embalagens em Papel recentemente, revelam expectativas bastante animadoras para o mercado de caixas de papelão, principal sub-produto do papelão ondulado, uma vez que a expedição de papelão ondulado totalizou 318.462 toneladas em janeiro de 2023. O Boletim da Empapel aponta que o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) subiu 3,3% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 141,8 pontos (2005=100).

O resultado mantém o volume de expedição dos meses de janeiro acima das 300 mil toneladas, sendo superior a 2022 (308.296t) e os anos anteriores ao da pandemia, e inferior aos janeiros atípicos de 2020 e 2021 (318.666t e 335.437t, respectivamente). O volume de expedição por dia útil foi de 12.249 toneladas em janeiro, que representa uma queda de 0,7% na comparação interanual, com janeiro de 2023 registrando um dia útil a mais do que em 2022 (26 x 25 dias úteis).

Mediante o forte desempenho visto desde meados de 2020, as estimativas para as expedições de papelão ondulado, que já eram positivas, foram revisadas para cima neste ano. O setor vem batendo sucessivos recordes mensais e deve permanecer robusto nos próximos meses, de acordo com as informações da Empapel. No nosso entender, no entanto, essa estimativa ainda pode ser superada, tendo em vista que as perspectivas para o PIB nacional estão crescendo.

Mas para esse crescimento se dar, é preciso investir em inovação tecnológica e ter muita atenção para os prazos dos clientes. De outro lado, para acompanhar essa tendência de crescimento sabemos que precisamos investir em produtividade e atenção para a cadeia produtiva da caixa de papelão que não pode apresentar falhas e nem dificuldades operacionais.

Estamos investindo em melhorias de produtividade, aumento de capacidade e condições tecnológicas avançadas para acompanhar o crescimento da demanda que virá, observando-se um movimento produtivo muito positivo, especialmente na busca de soluções para os mais diferentes formatos das caixas de papelão buscadas pelos nossos clientes. Estamos investindo em criatividade e inovação.

A projeção para este ano mantém as mesmas bases dos anos anteriores, que é continuar consolidando nossa carteira de clientes, a qual nós temos conquistado principalmente pelo atendimento no prazo pactuado, com um produto de muita qualidade, tendo como premissa o atendimento das especificações pactuadas nas negociações iniciais.

Tenho certeza que o mercado de caixas de papelão tem um futuro dinâmico e próspero, com as novas tecnologias disponíveis, que envolvem equipamentos cada vez mais modernos, produtivos e sustentáveis. A palavra de ordem é fazer mais com menos. Não há nada mais sustentável e nem mais inovador. Este será um grande ano para o nosso mercado.

(*) – É diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão – (www.deltacaixaspapelao.com.br).