Mais vale um imóvel em mãos do que um em eterna prospecção

Alex Frachetta (*)

Quem nunca sonhou com a casa própria? Conquistar um imóvel é uma das maiores realizações na vida.

O processo de escolha é algo muito importante que deve ser feito com muita calma, planejamento e ideias certas do que você busca para a sua família, tudo isso sempre atento e seguro para não perder boas oportunidades de negócio. Muitas pessoas sentem insegurança, afinal, é um alto investimento que muitas vezes significa a utilização das economias feitas ao longo de toda uma vida.

Além, é claro, do processo parecer muito complicado e cheio de etapas a serem consideradas: procurar um imóvel, definir a forma de pagamento e ainda lidar com toda a documentação. Mas, apesar de aparentar ser uma saga interminável, é possível aprender a comprar um imóvel seguindo alguns passos essenciais, que permitem fazer uma ótima escolha.

Ter as chaves nas mãos pode ser uma realidade, basta que a gente otimize a nossa procura. Com os financiamentos imobiliários, o sonho de conquistar um cantinho para chamar de seu ficou ainda mais próximo de ser realizado. Atualmente, com as condições econômicas nacionais de incentivo em bens duráveis, a compra de um imóvel, por exemplo, é uma das mais acessíveis da história.

Tanto que o mercado imobiliário é o que mais se recuperou da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a previsão de crescimento para o setor em 2021 é de 30%.

Só no primeiro trimestre deste ano, os financiamentos cresceram 113% em comparação ao mesmo período de 2020. Já que a compra de um imóvel, muitas vezes, acontece somente uma vez na vida, é importante que seja adequado ao seu perfil e ao da sua família, e claro, que comporte a rotina e os hábitos de todos.

Os diferenciais são um ponto que precisa de maior atenção. Por exemplo, se os moradores gostam de receber visitas e fazer confraternizações, a varanda gourmet será essencial. Já se o programa preferido é assistir filmes e séries no conforto do lar, uma sala ampla se faz mais necessária. Para uma família com crianças, a área de lazer do prédio é fundamental, já para um casal que está em home office, o espaço coworking é mais importante.

Todo processo de compra começa pela prospecção. E existem alguns itens que são importantes para uma tomada de decisão assertiva. Avaliar a orientação solar do apartamento, reconhecer os tipos de plantas, analisar as formas de pagamento, observar as características arquitetônicas dos imóveis, são alguns dos passos que contribuem para a melhor escolha. Esta é uma jornada única, mas com informação e conhecimento fica muito mais fácil de resolver.

Atualmente esse processo é muito mais rápido e simples, sites de imóveis estão mais acessíveis e com uma tecnologia avançada. Em nossa empresa disponibilizamos tour 3D, vídeos completos e várias opções de comparações. Isso ajuda a prospecção a ser mais ágil e certeira, assim as chances de perder boas oportunidades são mínimas e evita o desgaste de visitas a imóveis que estão fora do padrão desejado.

Além do preço de venda, devem ser considerados todos os custos incidentes na compra de um imóvel, desde as taxas de emissão e transferência da documentação até os custos com a mudança e compra de mobília. No entanto, se houver planejamento e controle financeiro, não há motivos para ficar inseguro com o investimento.

Em alguns casos, o apartamento é ideal para a rotina familiar está anunciado por um preço ótimo, mas o futuro comprador idealiza alguma característica em especial e, sem satisfazê-la, não consegue tomar a decisão. A maior consequência é que a demora na tomada de decisão pode fazer com que você perca uma ótima oportunidade e poderá se arrepender mais para frente.

Por isso, se você encontrou um imóvel que atendeu suas expectativas, analisou as formas de pagamento e a condição no momento é facilitadora, não tenha medo, invista na sua aquisição.

(*) – É fundador e CEO do Apto, marketplace que conecta potenciais compradores de imóveis novos a construtoras e empreendimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap