Internacionalização é caminho para quem quer driblar a crise

Renato Alves (*)

A internacionalização de negócios têm sido um caminho buscado por empresas brasileiras para driblar as crises políticas e econômicas enfrentadas pelo país.

Com a pandemia do novo coronavírus e o ambiente empresarial desfavorável em que o Brasil se encontra, quem já estava pensando em explorar outros mercados, encontrou na quarentena e no isolamento social uma oportunidade para avaliar as áreas em que deseja atuar e o público-alvo que quer atingir, bem como questões culturais, regulatórias e jurídicas do território estrangeiro.

Investir nos Estados Unidos costuma garantir um destaque empresarial e profissional e a oportunidade de pavimentar novas conquistas e até mesmo o visto de residência permanente. Nesse momento, devemos estar atentos com o dólar, que chegou a patamares acima de R$ 5. Uma vez que a moeda estadunidense ganha maior liquidez em períodos de incertezas, a internacionalização é uma oportunidade para as pessoas ampliarem seus portfólios e manterem a economia ativa.

Quando os empreendedores colocam uma parte do seu patrimônio fora do seu país de origem, eles sabem que caso os seus ativos brasileiros percam valor, os rendimentos atrelados ao dólar irão valorizar, pois existe uma proteção cambial em uma moeda forte. No entanto, nem tudo são flores e é preciso ter os pés no chão antes de tomar qualquer decisão. Como as alterações do dólar são imprevisíveis, é necessário que os empreendedores tenham em mãos um excelente plano estratégico e uma reserva financeira para que o negócio se consolide de forma segura e objetiva.

Para aqueles que almejam sair do Brasil e investir nos Estados Unidos, indico contar com o auxílio de uma assessoria especializada para ajudar nos aspectos legais e operacionais da atividade, bem como transmitir informações qualificadas e com respaldo, além de auxiliar no registro da marca, no tipo societário e até mesmo nas questões migratórias – trâmites que muitas vezes passam despercebidos durante a empolgação da viagem.

Por isso, olhe para a crise com outras perspectivas e tenha coragem para fazer o que sonhou a vida toda. Boa sorte!

(*) – É Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap