135 views 6 mins

Gestão de dados: qual a importância para as organizações?

em Artigos
quarta-feira, 03 de janeiro de 2024

Márcio Games (*)

Estabelecer uma gestão de dados efetiva está ente os principais desafios enfrentados pelas organizações. Afinal, a todo instante é gerada uma nova informação que precisa ser analisada e tratada de forma adequada. Não à toa, segundo a IDC, é estimado que até 2025, haverá 163 zettabytes de dados gerados no mundo. Tendo em vista que boa parte desse volume é gerado pelas empresas, torna-se crucial implementar uma governança de dados.

Com o avanço da transformação digital, temos acesso a uma gama variada de tecnologias voltadas à captação, tratamento e armazenamento de dados. Entre elas está o Data Lake, uma ferramenta que, de maneira eficiente e simples, armazena um alto volume de dados provenientes de diversas fontes, sejam eles estruturados ou não. E o Data Fabric, um conceito voltado para a arquitetura de dados que, ao obter esses registros, cria uma malha voltada para unificar tais informações e auxiliar na comunicação e integração.

Não podemos negar o quanto a tecnologia evoluiu. Com a popularização da Inteligência Artificial, abre-se um caminho vasto de oportunidades, uma vez que a ferramenta pode auxiliar de forma efetiva na gestão de dados, realizando o conceito de Data Mesh, em que é possível cruzar informações públicas e privadas, ajudando na geração de insights e tomadas de decisões assertivas.

Mesmo diante de importantes avanços, um grande desafio ainda se faz presente, de acordo com uma pesquisa realizada em diversos países pela Hitachi Vantara, 60% dos líderes de TI afirmam que suas organizações estão sobrecarregadas com uma alta quantidade de dados. Esse estudo traz à tona o seguinte fato: nenhuma tecnologia sozinha será capaz de realizar a gestão de dados. Muitas companhias possuem o equivocado entendimento de que os recursos de tecnologia são estratégias, quando na verdade são apenas meios.

Para que, de fato, as ferramentas ajudem a trazer resultados efetivos na gestão de dados, é necessário estabelecer três aspectos: primeiro, entender o que precisa ser extraído desses dados; segundo, definir dentre as opções, a infraestrutura que melhor se adequa à necessidade da empresa; e, por fim, investir na capacidade do time técnico para efetuar essas tarefas com agilidade e precisão.

Esses três pilares reforçam a importância da governança em todo esse percurso, uma vez que, antes de tomar decisões, é preciso traçar estratégias para saber onde se quer ir e ter bem estabelecidos os processos a serem desempenhados em cada etapa. Além disso, esse direcionamento é fundamental para guiar, até mesmo, o processo de escolha da ferramenta, que também é uma questão latente. Afinal, de acordo com a pesquisa, 75% dos líderes de TI dizem estar preocupados com as chances de as infraestruturas não atenderem a demanda dos negócios.

Por sua vez, se, antes, adotar uma ferramenta on-premise era a única opção acessível, hoje, estamos diante da fase da conectividade, deste modo, a utilização da nuvem também tem mostrado ser uma tendência que seguirá crescendo, considerando fatores de melhor custo-benefício e segurança.

No entanto, é preciso deixar claro que a escolha de infraestrutura para realizar a gestão de dados deve ser pautada, sobre o que irá agregar em ganhos para a companhia como um todo, bem como optar por aquela que tenha adequação à LGPD, garantindo mais segurança e confiança para os usuários.

Certamente, adotar todas essas medidas não é uma tarefa fácil. Há organizações que decidem seguir esse caminho sozinhas por acreditarem ser uma ação simples, porém é importante destacar que, quando as informações não são obtidas de forma correta, podem levar a tomadas de decisões equivocadas que podem acarretar prejuízo para toda a companhia.

Desta forma, contar com o apoio de uma consultoria especializada nessa abordagem, é uma excelente estratégia, considerando que o time irá ajudar a empresa a estabelecer desde os princípios de governança, até direcionar para a escolha da ferramenta que vá ao encontro dos objetivos da empresa de forma assertiva e eficaz.

Independentemente de porte ou segmento, investir na gestão de dados é crucial para o desempenho e crescimento de todas as empresas. Nesse caminho, certamente, a tecnologia sempre será uma forte aliada, mas precisará do envolvimento e engajamento das pessoas em todo esse processo.

(*) – É Diretor Sênior de Transformação Digital da delaware Brasil (https://www.delaware.pro/pt-br).