81 views 4 mins

Folha de pagamento na nuvem: agilidade e segurança

em Artigos
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Marcello Porto (*)

A digitalização de processos já é uma realidade na gestão de pessoas.

Muitas empresas que não se sentiam prontas e postergavam essa decisão se viram obrigadas a acelerarem a transformação digital e aderirem à tecnologia para garantir a eficiência de seus negócios, em meio a uma crise de saúde sem precedentes na história recente. Diante disso, uma discussão é pertinente: a gestão da folha de pagamento. Essa atividade corriqueira e fundamental para a área não precisa mais de contato pessoal para ser eficiente.

Pelo contrário, a tecnologia permite, inclusive, um acompanhamento detalhado das mudanças na legislação trabalhista, minimizando eventuais erros por falta de adequação. Mas, então, com esses benefícios, o que falta para as empresas adotarem uma gestão remota da folha de pagamento? A pandemia nos mostrou que processos digitais bem estabelecidos são essenciais para o bom funcionamento das organizações, independentemente do local aonde a força de trabalho esteja cumprindo as suas atividades.

Destaco algumas vantagens que podem ajudar as empresas a aderirem à nuvem para gerir a sua folha de salários. Primeiramente, a escalabilidade, pois, as companhias reduzem as preocupações com infraestrutura de TI ou com o dimensionamento de possíveis ampliações e diminuições na demanda desses recursos. A responsabilidade de hospedagem é do fornecedor, tornando o processo mais simples.
Com isso, os executivos podem concentrar seus esforços no core business da organização.

A disponibilidade é outro ponto a se considerar, já que os aplicativos na nuvem podem ser acessados via internet, a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir de múltiplas plataformas. Isso facilita o trabalho do RH, principalmente das empresas que adotaram o home office durante a pandemia – também daquelas que sentiram os benefícios e pretendem implementar modelos mistos de trabalho remoto. Afinal, não será necessário estar no escritório para fazer os ajustes na folha de pagamento ou em outros subsistemas de gestão de pessoas.

Além disso, as atualizações e instalações são muito práticas. Esses procedimentos são assumidos pelo fornecedor, que também se encarrega de realizar eventuais customizações e outros códigos necessários ao funcionamento de seus aplicativos, garantindo o uso das versões mais recentes. Isso evita interrupções prolongadas de uso, que atrapalhavam nossas rotinas diárias na empresa. A segurança é outro ponto importante e ganha ainda mais relevância. Certamente, é uma das principais preocupações quando falamos de soluções nuvem.

Sabendo disso, a indústria de TI atua no desenvolvimento de técnicas avançadas de controle de acesso e de verificação de identidade de usuários, como utilização de senhas exclusivas e criptografadas, que devem obedecer a uma série de requisitos: configuração de permissão de funcionalidades, ações e visibilidade por usuário; criptografia de dados; dentre outras.

Importante reforçar que, ao ter uma solução de folha de pagamento nuvem com um parceiro de confiança, as empresas passarão por esse momento de digitalização acelerada com maior tranquilidade. Para finalizar, um convite à reflexão: sua empresa já aproveita todos esses benefícios que a folha de pagamento nuvem pode oferecer?

(*) – É Vice-Presidente da LG lugar de gente.