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Dia das Mães e três estratégias de sucesso para o e-commerce

em Artigos
segunda-feira, 07 de maio de 2018

Cesar Zuntini (*)

Por mais que nos preparemos, o Dia das Mães costuma sempre surpreender o mercado

Este ano, a expectativa é que, com os indícios de recuperação da economia, a participação dos consumidores e o valor gasto nos presentes sejam maiores do que no ano passado.

No entanto, é preciso ressaltar que ainda estamos vivendo um momento delicado, no qual a tendência é haver sim um crescimento de vendas na data, porém, com a crise vivenciada pelo país, o consumidor do e-commerce amadureceu e se tornou mais cauteloso.

Sendo assim, um comportamento esperado é que ele pesquise e avalie mais as possibilidades antes de tomar a decisão de compra. Uma consequência dessa mudança pode ser uma demanda maior de campanhas promocionais no e-commerce, como é o caso dos cupons de desconto.

Nas últimas semanas, as lojas online já ofereceram o dobro de códigos promocionais para compras no Dia das Mães, em comparação ao mesmo período do ano passado. Mas, para que os lojistas tenham um maior aproveitamento da data, não basta apenas oferecer descontos aleatórios nos produtos, como de costume.

É importante um planejamento com ações inteligentes, buscando agregar benefícios cada vez mais relevantes para os usuários. Considerando as tendências de comportamento do consumidor neste cenário, conseguimos destacar alguns dos principais fatores que podem fazer a diferença no Dia das Mães 2018:

. Prazo de entrega – Se levarmos em conta que o consumidor está se dedicando mais às pesquisas, comparando preços e avaliando as melhores ofertas, é bem provável que as compras para o Dias das Mães não sejam concluídas com tanta antecedência.

Por isso, é muito importante que os lojistas pensem nesses usuários que acabam deixando os presentes para última hora e adotem estratégias de entrega mais rápidas. Inclusive, vale destacar a garantia do frete até o Dia das Mães, nos anúncios dos produtos e privilegiar os itens à pronta entrega.

. Copa do Mundo – É válido lembrar que estamos em um ano de Copa do Mundo e que o foco dos consumidores também está voltado para este evento. Por isso, uma possibilidade interessante para promoções são aquelas em que produtos relacionados ao mundial, como TVs, Home Theaters e camisas da Seleção, são oferecidos em conjunto, como opção de presente para o Dia das Mães.

. Abertura de novos segmentos – Com o empoderamento feminino e a evolução de importantes questões sociais, e-commerces de segmentos que antes não eram tão representativos no Dia das Mães, como esportes e tecnologia, estão ganhando força de vendas e têm grandes perspectivas de crescimento. Vale a pena investir e potencializar campanhas com foco em produtos diversos, quebrando limitações e preconceitos de gênero.

Mais eficiente que criar promoções na loja é valorizar as necessidades dos consumidores, que mudam constantemente, além de personalizar a oferta de acordo com essa demanda. O Dia das Mães deste ano tem todos os requisitos para superar a última edição, mas é preciso estar atento ao cenário e aproveitar as oportunidades.

(*) – É Head de Conteúdo e Partnership do Cuponomia, plataforma que reúne cupons de desconto dos principais players de comércio eletrônico do país, e que recentemente iniciou operações no México, Chile e Colômbia.