85 views 3 mins

Como selecionar um fornecedor com segurança?

em Artigos
quinta-feira, 08 de dezembro de 2016

Reynaldo Ajauskas (*)

Como escolher o parceiro certo para não ter problemas que travem o negócio. Conhecemos algumas das vantagens do outsourcing:

. Redução de risco e custo
. Liberdade para se focar no seu core business
. Investimento diluído ao longo do contrato
. Maior velocidade para concluir projetos
. Compensa a falta de mão de obra de TI
. Garante tecnologia atualizada
. A empresa transforma seu custo fixo em variável

Mas que perguntas devemos fazer para os fornecedores para escolher o parceiro certo? Listamos a seguir algumas importantes:

– Qual o nível de experiência dos profissionais do time de suporte? Assegure-se que o time de DBAs tenha ótimo nível de experiência. Recomendamos no mínimo 5 anos de experiência prática e vivência em situações críticas. Além disso, o time deve ter profissionais de nível sênior acompanhando o andamento das atividades e, caso necessário, sendo envolvidos no escalamento de problemas.

– Haverá profissionais habituados com seus ambientes? Ou será atendido por um call center? Tenha certeza que o atendimento será feito através de profissionais familiarizados com seus ambientes, prevenindo assim atendimentos lentos e improdutivos.

– Há quanto tempo a empresa presta este tipo de serviço? Verifique se a empresa é estável e se tem clientes com longo tempo de relacionamento em sua carteira.

– A empresa tem clientes referência? Consulte referências, depoimentos e a possibilidade de conversar com estes clientes sobre questões técnicas e de negócios. Casos de sucesso também são bons indicadores.

– Quais os procedimentos para monitoramento, notificação e resolução? Procure um fornecedor que utilize ferramentas de ponta para monitoramento, abertura de chamados, controle de SLA e escalonamento.

– É parceiro dos fabricantes de software gerenciadores de banco de dados? Um fornecedor participante dos programas de parceria dos fabricantes é fundamental, pois garantirá acesso a especialistas e bases de conhecimento restritas.

Em geral, os pacotes são similares quanto a horas dedicadas, tempo de reposta e disponibilidade. Mas fique atento aos detalhes para escolher o fornecedor para este serviço tão crítico para a sua empresa

(*) – É Diretor de Operações da DBACorp (www.dbacorp.com.br).