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Como se preparar para a retomada?

em Artigos
quarta-feira, 02 de agosto de 2017

Marcos Maregatti (*)

Até o início da semana passada, havia um clima otimista com relação a retomada da Economia e de maneira geral, começávamos a perceber os tímidos sinais de recuperação, ainda que de maneira pouco expressiva.

Apesar das últimas más notícias é importante que as empresas se preparem para o momento da retomada porque, acreditemos ou não, isso vai acontecer! Uma das principais dúvidas que surge nesse momento no ambiente empresarial é: como voltar a ter a mesma rentabilidade obtida antes da recessão?

A maioria das empresas deixou os investimentos e as reestruturações de lado e o foco de atenção foi somente na redução de custos durante o período da crise. A eficiência durante as “vacas magras” foi obtida graças a redução de pessoal e corte nos custos de produção, mas essa eficiência não é a de melhor qualidade. Diante desse fato, a tendência é que as despesas e os custos de produção aumentem, roubando parte significativa da rentabilidade do negócio.

Alguns dados recentes já mostram uma tendência no aumento dos custos de produção das indústrias de bens de consumo e o ataque às ineficiências deverá nortear as ações estratégicas e táticas e poderá impactar negativamente os resultados financeiros, caso essas perdas não sejam identificadas, atacadas e eliminadas.

Ainda é cedo para falar dos gargalos que impactam a produtividade, afinal, boa parte das empresas atingiu o “fundo do poço”, mas, é importante identificar as ineficiências de processo e não estamos falando somente dos processos produtivos, o foco em eliminar os desperdícios e perdas deve ser abrangente e ser feito quase que de maneira obsessiva.

Como identificar as ineficiências e perdas nos processos (produtivos, administrativos, de apoio, etc)? – Será necessário ter em mente os conceitos do “Pensamento Enxuto” ou “Lean Thinking” para encontrar tais oportunidades no ambiente fabril e também no administrativo. O entendimento do porquê tais desperdícios ocorrem e como eliminá-los é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa e deve ser um processo de melhoria contínua.

Qualquer atividade que não adiciona valor ao produto, ao processo ou ao cliente, pode ser entendida como perda/ineficiência/desperdício. Qual o papel dos Gestores no processo de ataque aos desperdícios? Quais as perdas mais comuns em ambientes administrativos e fabris? Quais as principais causas de ineficiências?

Reflita sobre tais questões e avalie investir em um time de profissionais que pode contribuir para o plano de retomada.

(*) – É Engenheiro de Produção Mecânica e consultor da IMAM Consultoria.