Ralf Germer (*)
O Banco Central do Brasil (BC) lançou recentemente a Jornada Sem Redirecionamento (JSR), uma funcionalidade inovadora que promete transformar os pagamentos no Brasil. Com sua implementação, especialmente no Pix, espera-se que o processo de pagamento no e-commerce se torne mais ágil e intuitivo, proporcionando uma experiência mais fluida para os consumidores.
Atualmente, ao pagar com Pix no ambiente digital, o consumidor precisa copiar o código gerado, sair do checkout da loja, abrir o aplicativo bancário, acessar a área do Pix e então confirmar a operação. Embora esse sistema funcione, ele gera atritos na experiência de compra, prolongando o tempo da transação e contribuindo para o alto índice de abandono de carrinhos.
Com a JSR, o cliente pode concluir a compra diretamente do checkout, sem deixar o ambiente da loja: ao escolher o Pix como método de pagamento, basta clicar em “pagar com 1-Click” e confirmar a transação via biometria por impressão digital, reconhecimento facial ou senha. Esse processo será válido a partir do segundo pagamento. No primeiro, o consumidor precisará autorizar a processadora de pagamentos e o banco a realizar débitos futuros sem redirecionamento, um procedimento de verificação que garante a segurança da operação.
De acordo com dados do BC, no ano passado, foram realizadas 27 bilhões de transações P2P (entre pessoas) e 22 bilhões de transações P2B (entre pessoas e empresas) via Pix. Esses números evidenciam que o pagamento instantâneo vai muito além de uma tendência, representando uma realidade consolidada no Brasil.
Até o final de 2026, a minha expectativa é de que o Pix se torne a principal forma de pagamento digital no país. No setor físico, isso será impulsionado pela adoção do Pix por Aproximação e pelo lançamento do Pix Garantido, que permitirá aos consumidores pagarem no futuro, de forma semelhante ao funcionamento de cartões de crédito, com possibilidade de parcelamento.
Com a JSR, o Brasil se posiciona na vanguarda global da inovação em meios de pagamento, tornando as transações mais rápidas, econômicas, seguras e sem fricções. A PagBrasil seguirá investindo em soluções que atendem às novas demandas do mercado, reafirmando seu papel como líder em inovações tecnológicas no setor financeiro e simplificando a vida dos consumidores.
(*) CEO e cofundador da PagBrasil, empresa de tecnologia que processa pagamentos digitais para lojistas do mundo inteiro.