99 views 4 mins

Blockchain e inteligência artificial: evolução conjunta para segurança das transações

em Artigos
quarta-feira, 19 de abril de 2023

Fabiano Nagamats (*)

Com a crescente utilização das criptomoedas no Brasil, o governo entrou na jogada para regulamentar as atividades. Aprovado na Câmara em novembro de 2022, o Projeto de Lei nº 4.401/2021 regulamenta o uso de criptoativos no país, incluindo penalidades para atividades ilegais. A normatização do mercado traz mais segurança aos usuários, ao mesmo tempo que permite a ampliação do uso. Assim, aumenta-se a necessidade de dispositivos que garantam ainda mais proteção.
Investir em soluções tecnológicas é fundamental para democratizar o ambiente virtual e mitigar riscos para empresas e indivíduos. Nesse sentido, a inovação é peça-chave a partir de agora para quem busca entrar nesse universo. Tecnologias como inteligência artificial e análise de comportamento ajudam a identificar atividades suspeitas, garantindo a segurança das transações. Dessa maneira, é possível constatar práticas como lavagem de dinheiro, golpes, ransomware, financiamento de terrorismo e até tráfico humano.
A Blockpliance, por exemplo, já analisou mais de 2 bilhões de transações de criptomoedas para clientes nos EUA, em El Salvador, no Brasil e na Venezuela. Além disso, a aplicação de pontuações de segurança permite aos usuários avaliar uma criptomoeda antes de realizar transações.
Além da proteção, a tecnologia é capaz de prever os valores das criptos com margem de erro menor, já que consegue assumir milhões de dados. O potencial de risco de negociação para os traders diminui, podendo alavancar os lucros. Os algoritmos ainda podem ser usados, por exemplo, para identificar padrões em dados históricos de preços, examinar o sentimento de mercado e projetar movimentos futuros de valores.
Muitos fundos de investimento já se renderam à inteligência artificial e ainda veremos esse movimento ganhar mais corpo nos próximos anos. Sistemas baseados em IA podem fazer o que um gestor competente faz, só que com alcance muito mais elevado, considerando a capacidade de administrar uma quantidade de dados infinitamente superior a dos humanos. Além disso, os algoritmos também são menos suscetíveis a vieses.
Não faz muito tempo que a inteligência artificial era um segmento pouco acessível para a população, mas com o surgimento de novas plataformas mais democráticas essa realidade vem se transformando. É o caso do hypado ChatGPT. Não se fala em outra coisa e a ferramenta pode realmente ajudar empresas nos mais diversos processos de forma revolucionária.
Com criatividade e boas plataformas é possível criar um ambiente seguro para impulsionar infinitas possibilidades às empresas e às pessoas, desde o entretenimento até o investimento de risco.
Para os investidores, a inteligência artificial pode ser uma aliada estratégica, principalmente no que diz respeito ao controle de vulnerabilidades e à assertividade no processo de decisão. A hora de investir é agora, por isso ficar de olho em soluções como essas pode colocar o seu negócio à frente na corrida por mercado e evolução.

(*) É CEO da Osten Moove.