93 views 3 mins

A importância de um modelo de gestão em tempos incertos

em Artigos
quinta-feira, 30 de junho de 2016

Luciano Zorzal (*)

Muitas pessoas acreditam que: recursos financeiros, uma boa estratégia, conhecimento do próprio produto ou serviço e pessoas capacitadas e motivadas garantem o sucesso de uma empresa.

Contudo, por mais que esses elementos sejam essenciais, sem um modelo de gestão eficaz e implementado fica muito mais difícil atingir os objetivos propostos. Em momentos difíceis como o que estamos vivendo, com um alto grau de incerteza em relação à economia e ao futuro do país, as organizações precisam se manter estáveis internamente para conseguirem inovar sem comprometer o que já está dando certo.
Não é raro ouvirmos comentários como “é preciso mudar tudo”. Mas, vale lembrar que, por mais que inovar seja fundamental, os empresários não podem abrir mão dos valores que fundamentam o negócio, bem como de um modelo de gestão forte, consolidado, eficaz e adaptável a mudanças.

Por isso, os gestores devem entender como as incertezas e variáveis estão afetando a empresa. A partir dessa análise, poderão identificar o que precisa ser adaptado e melhorado no modelo de gestão, para que seja possível atingir de maneira mais fácil seus objetivos. Cabe ressaltar, que o modelo deve ser melhorado dia a dia, como resposta as mudanças impostas pelo mercado, no sentido mais amplo da palavra. Se a gestão não está estruturada, o desafio será ainda maior.

Uma excelente referência a ser utilizada é a norma ISO 9001. Em sua nova versão, publicada em setembro do ano passado, é possível perceber como o modelo é perfeitamente adaptável a qualquer tipo e porte de empresa. Isso porque não define um mesmo padrão a ser seguido, mas sim uma estrutura focada em ajudar as organizações a atingirem seus objetivos por meio do atendimento a requisitos e ao aumento da satisfação de clientes.

Graças à sua última atualização, os gestores podem ainda ter acesso a uma maneira diferente de abordar os desafios que se apresentam através da inclusão do conceito de “mentalidade de risco”.

Assim, para vencerem as demandas adversas provenientes das mudanças cada vez mais rápidas e impactantes dos cenários externos é imprescindível que as lideranças das organizações atuem fortemente na defesa da estabilidade interna e na valorização do seu modelo de gestão, sempre incentivando toda a equipe na realização de melhorias contínuas.

(*) – É consultor, auditor líder e sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados (www.zorzal.com.br).