95 views 4 mins

A importância de atender às expectativas de seus consumidores

em Artigos
sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Ivan Cavilha (*)

Muitas empresas se preocupam com o número de vendas, resultados alcançados e títulos conquistados.

Mas, nem sempre, todas se lembram de considerar com a mesma atenção o primordial para continuarem existindo: atender às expectativas e necessidades de seus consumidores. Quando se abre uma empresa, é fundamental entender que um cliente satisfeito faz parte da obrigação de todo negócio que deseja prosperar.

Para isso, é necessário que as companhias invistam em um atendimento rápido, eficaz e, acima de tudo, respeitoso com seus clientes. No caso do setor óptico, esse atendimento deve contar com uma atenção ainda maior, visto que os óculos contribuem para uma parte sensível do rosto e muitas vezes as pessoas não possuem um óculos reserva para aguardar durante o tempo de reparo, por exemplo.

De acordo com a pesquisa realizada pela Hibou no final de 2020, um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% dos entrevistados, perdendo apenas para a questão da qualidade, que é considerada essencial para 98% dos participantes. O levantamento também revela que 96,7% dos consumidores entrevistados consideram o atendimento ao cliente satisfatório quando são ouvidos por um atendente.

Isso mostra que os clientes prezam por um atendimento humanizado e esclarecedor. Com o uso da tecnologia cada vez mais avançado, já é possível oferecer todos os requisitos desejados por meio do e-commerce, sem perder a humanização e o respeito pelo consumidor.

No mercado óptico, muitas empresas já trabalham para oferecer soluções práticas e inovadoras, como o uso da inteligência artificial para a produção de óculos 100% personalizados, proporcionando conforto, resistência e leveza para toda estrutura de nariz. Isso é fantástico, pois os consumidores podem obter tudo que precisam sem sair de casa.

Ainda segundo a pesquisa da Hibou, 52% dos entrevistados afirmam que o atendimento prestado pelos funcionários pode impactar totalmente na experiência de compra. Isso evidencia a importância das empresas treinarem e motivarem seus colaboradores para um tratamento com mais empatia e humanização. Além disso, funcionários mais motivados e satisfeitos são capazes de produzirem até 50% a mais, o que beneficia ambos os lados.

Com isso, fica cada vez mais evidente a importância das companhias investirem em soluções inovadoras e atendimento personalizado, elevando a experiência do consumidor. Também é importante pontuar que investir em um atendimento eficaz contribui para que as empresas compreendam as necessidades de seus clientes, identificando quais são os pontos de melhoria e aumentando as chances do cliente se fidelizar à marca.

O fato é que os clientes são a parte mais importante do nosso trabalho. Por isso, atender bem sempre será a nossa tarefa diária mais importante. E quando eu falo sobre atender bem, não significa disponibilizar apenas um SAC ágil, mas também assumir uma postura em que a marca represente seus clientes, defendendo os valores e propósitos que a fizeram existir, razões pelas quais um consumidor nos escolhe.

(*) – É fundador e CEO da Yoface (www.yoface.com.br).