210 views 3 mins

FENASUCRO & AGROCANA terá ações ESG antes, durante e pós feira

em Agronews
sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Um conjunto de iniciativas para neutralizar o impacto ambiental de suas atividades e, assim, contribuir na transição para um mundo ‘carbono zero’ e mais sustentável faz parte das inovações da Fenasucro & Agrocana em 2023. Única do mundo exclusivamente voltada à cadeia de bioenergia, a feira é promovida e organizada pela RX Brasil, que tem a questão de boas práticas de sustentabilidade, social e de governança como um de seus compromissos como companhia e líder da indústria de eventos.

Para o diretor da feira, Paulo Montabone, o fato da Fenasucro & Agrocana destacar a transição energética global com foco na sustentabilidade, biocombustíveis e energias limpas a “obriga” a apresentar um evento pautado em ações de ESG ao mercado, visando a descarbonização.

“Estamos realizando diversas ações de conscientização e engajamento. A Fenasucro & Agrocana tem esse papel, se destaca em relação a outras feiras e precisa ser exemplo”, ressalta Montabone.

Ações na prática
Entre as iniciativas colocadas em prática para essa edição, a feira – que acontecerá entre os dias 15 e 18 de agosto de 2023, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP – prioriza a contratação de fornecedores da região com o intuito de fomentar a economia onde está inserida. Antes, porém, é realizada uma análise criteriosa para certificar que a empresa a ser contratada tenha um olhar voltado para ações socioambientais e de governança.

A 29ª edição da Fenasucro & Agrocana tem ações prioritárias de ESG antes, durante e após o evento, envolvendo a parte de logística, compras, gestão de resíduos, fornecimento de água e até na estadia dos colaboradores, todas no sentido de apoiar a meta de descarbonização da companhia.

Durante os quatro dias de feira, por exemplo, todo o papel toalha e papel higiênico utilizados serão provenientes de fontes renováveis certificadas, assim como os sabonetes que serão biodegradáveis.

Já o lixo gerado no evento será separado em caçambas específicas (orgânico e reciclado) e terá o descarte monitorado. Haverá ainda o controle do consumo de água para evitar perdas, detectar vazamentos e desperdícios. Já a estadia dos colaboradores ocorrerá em um hotel que também segue iniciativas de desenvolvimento sustentável (https://www.fenasucro.com.br/pt-br/experiencia/rota-da-inovacao-sustentavel.html)