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Empreendedora baiana transformou produção familiar de cacau em negócio de alto padrão na periferia de São Paulo

em Agronews
sexta-feira, 03 de março de 2023

Imagem: fotokostic_CANVA

Ainda na barriga da mãe, Josiane já estava entre as plantações de cacau, no centro-sul da Bahia. Mas, mesmo sendo o sustento da família por gerações, o fruto não oferecia grande rentabilidade sendo produzido do modo convencional. Foi pensando nisso que, em 2019, a empreendedora decidiu aperfeiçoar a produção e investir nos grãos de alto padrão – o pontapé inicial para a fundação da Luzz Cacau.
Desacreditada pelo pai, que não imaginava o grande potencial lucrativo do cacau àquela altura, Josiane entrou em uma jornada de estudos sobre o desenvolvimento e o mercado do cacau refinado no Brasil. Depois de entender quais estratégias adotaria para alavancar o negócio, o próximo desafio da baiana era convencer o pai a aderir às novas técnicas e focar na produção dos grãos mais caros.
“Não foi simples trazer um conceito novo e tentar implantá-lo em uma produção tradicional. Precisei demonstrar, com dados, que os frutos poderiam oferecer mais rentabilidade ao negócio familiar e que valeria a pena mudar o desenvolvimento dos grãos depois de tanto tempo trabalhando com os processos convencionais”, conta a fundadora da Luzz Cacau.
Com o apoio do pai, a empreendedora enviou os primeiros quilos do cacau fino para análise em um laboratório especializado na Bahia, com a expectativa de receber a certificação dos grãos como refinados. No entanto, quando o laudo chegou, Josiane teve uma surpresa: sua produção tinha ultrapassado a meta e alcançado o certificado de grãos finos com excelência.
Já em 2020, após notar que também poderia desenvolver chocolates gourmets, a chocolate maker fundou a Luzz Cacau – marca especializada em cacau fino, com produção artesanal e tradicional. No mesmo ano, o empreendimento ocupou o terceiro lugar na premiação “Bean to Bar”, entre os melhores produtos da categoria produzidos nacionalmente.
Além disso, empresa da baiana integra, ainda, a categoria “tree to bar”, que designa os produtos com processo transparente desde a colheita, na árvore, até a produção final e transformação dos grãos em barras. Atualmente, o negócio de Josiane conta com mais de 134 pontos de venda no país, loja online e portfólio com opções de barras e com o lançamento dos Ovos de Páscoa, que variam entre a intensidade do sabor do cacau.