116 views 2 mins

Datacoper e Siagri fazem fusão e têm quase 2 milhões de hectares monitorados com softwares

em Agronews
terça-feira, 16 de novembro de 2021

Em dezembro de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio fechou com uma expansão recorde de 24,31% em comparação com 2019, segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O feito mostra que o agro amplia para 26,6% sua participação no PIB total do país apenas no ano passado, com alta em todos os segmentos da cadeira produtiva. Vale ressaltar que o percentual em 2019 era de 20,5%.

O uso de sistemas integrados e de soluções digitais no campo vem comprovadamente melhorando os ganhos de produtividade, facilitando a gestão, evitando desperdício, melhorando controles e manejos. O resultado está no prato dos brasileiros: alimentos frescos, com menos ou nenhum defensivo, em quantidade boa e na época certa.

Desde a década de 1990, o Grupo Siagri, de Goiás, e a Datacoper, do Paraná, ambas desenvolvedoras de softwares para gestão agrícola, entenderam que o caminho tecnológico é a resposta para as equações dos pequenos e grandes empresários rurais, além de lojas agropecuárias, grandes negócios agrícolas, cooperativas e agroindústrias. Até agora, Siagri e Datacoper vinham trabalhando isoladamente, mas, neste ano, decidiram pela fusão de seus negócios. Nasceu, então, a Aliare, marca que tem uma missão ambiciosa: entregar o maior portfólio integrado de tecnologia e gestão do agro, para atender aos mais diversos segmentos do setor.