211 views 6 mins

AgroNews 22/07/2023

em Agronews
sexta-feira, 21 de julho de 2023

Webinar para discutir oportunidades de carreira para mulheres em hidrogênio verde

Principal aposta para a descarbonização da economia mundial, o hidrogênio verde encontra no Brasil um potencial exportador global. A atração de investimentos, desenvolvimento de modelos de negócios e pesquisas em novas tecnologias voltadas a este mercado em expansão refletirão diretamente na geração de novos empregos e, por isso, é preciso discutir sobre um dos grandes desafios que o setor de energia renovável enfrenta atualmente: a escassez de mão de obra qualificada e a falta de diversidade, especialmente no que diz respeito à equidade de gênero. Segundo um levantamento da Agência Internacional para Energias Renováveis (IRENA, na sigla em inglês), o setor de energias renováveis conta com 32% de mulheres em sua composição, sendo que apenas 10% estão em posições executivas, embora representem 48% da força de trabalho mundial (https://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/v2/Listagem_eventos_detalhes.aspx?id=5890).

Biofármaco apresenta potencial para controle de salmonelas aviárias

A Embrapa Suínos e Aves (SC) vem avançando no desenvolvimento de um protótipo de biofármaco à base de bacteriófagos para controlar salmonelas avícolas, que causam contaminação da carne de frango e salmonelose em humanos. Bacteriófagos são vírus amplamente distribuídos na natureza e que atuam especificamente sobre bactérias. Essa ação bactericida representa uma alternativa ao uso de antibióticos. Pesquisadores isolaram e estudaram três desses vírus, que compõem a coleção de microrganismos da Unidade, e reúnem as características desejadas para controle de determinados sorotipos de salmonela. A pesquisa atende a uma das prioridades da produção animal atualmente – a manutenção de rebanhos e planteis livres de patógenos que causam doenças transmitidas por alimentos, e assim garantir a inocuidade dos produtos. A resistência a antimicrobianos é um dos temas mais relevantes nesse contexto, e tem direcionado políticas públicas pela interface com o conceito de saúde única, pela inter-relação com saúde humana, animal e meio ambiente.

40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Entre os dias 17 e 29 de julho será realizada a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque Bolivar de Andrade (Parque de Exposições da Gameleira), em Belo Horizonte (MG). Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o evento é considerado um dos maiores da América Latina que reúne apenas uma única raça, além de ser o maior evento privado, depois do Carnaval, que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia e o turismo na capital mineira. Para este ano, a expectativa da organização é que mais de 200 mil visitantes passem pelas atrações da exposição ao longo dos 13 dias de evento. Cerca de 500 expositores e mais de mil animais estarão presentes na edição que conta com programação variada para o público em geral, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agro. Ingressos em (nacionalmarchador.com.br/40a-exposicao-nacional-do-mangalarga-marchador__985).

iSystems é contemplada no prêmio Visão Agro Centro-Sul

Favorecer a sustentabilidade, economia de custos e diversificação da matriz energética são algumas das vantagens da produção de bioenergia. E, por contribuir para este processo, a iSystems foi contemplada com o Prêmio Visão Agro Centro-Sul, pelos resultados obtidos com a implementação do Leaf, software baseado em Inteligência Artificial, para a Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do país. A entrega do prêmio aconteceu na última terça-feira, 18 de julho, em uma cerimônia para convidados, na cidade de Piracicaba (SP) (https://atvos.com/).

Kiarroz aposta nos grãos especiais para risotos

Marca lança linha Extra Premium e oferece aos consumidores opções selecionadas e específicas para preparo das receitas (https://www.kiarroz.com.br/).

Equipamento que mede a água infiltrada no solo chegará ao mercado

Tecnologia que mede a capacidade de a água fluir no solo está próxima de ser disponibilizada ao setor produtivo. Desenvolvido em parceria entre a Embrapa Solos (RJ) e o Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas (CBPF), o permeâmetro digital despertou o interesse da empresa Falker que deverá embarcá-lo em mais de um produto para diagnóstico de solos. A empresa espera ter um protótipo dentro dos próximos oito meses e, logo em seguida, pretende disponibilizar versões comerciais. O permeâmetro é o tipo de equipamento mais usado no mundo para avaliar a condução da água nos solos.