
35º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso
As inscrições para o 35º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso foram prorrogadas até o dia 26 de setembro de 2025. As amostras inscritas serão avaliadas por uma comissão de especialistas nacionais e internacionais, considerando aspectos como: cor, tipo, peneira, teor de umidade, torração e qualidade da bebida, incluindo degustação para espresso. Há 35 anos, a illycaffè promove a produção de cafés sustentáveis no Brasil, valorizando os melhores grãos de Coffea arabica, seja nos processos Natural, Descascado ou Despolpado. O prêmio reconhece os melhores grãos em duas categorias: Nacional e Regional. Para participar, o produtor deve inscrever-se e enviar amostras da safra atual. Na Categoria Nacional do Prêmio Ernesto Illy serão selecionados 40 finalistas. Os três primeiros colocados ganharão uma viagem internacional para participar do 11º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, em 2026, além de prêmios em dinheiro e diplomas (https://clubeilly.com.br/premiacoes/premio-ernesto-illy/ficha-de-inscricao-premiacoes/).
Guabi expande logística com inauguração novo de CD na Região Norte
Agilizar o atendimento aos criadores de animais de produção da Região Norte. Com esse objetivo, a Guabi Nutrição e Saúde Animal inaugurou um novo Centro de Distribuição e Armazenamento (CD) no município de Ji-Paraná, Rondônia. É o quarto CD da empresa, que conta com cinco fábricas no País. “A estrutura, estrategicamente localizada, visa otimizar a logística, ampliar o atendimento aos produtores da região e impulsionar as vendas da companhia, especialmente nos mercados de bovinos e peixes”, afirma Reinaldo Alexandre da Silva, gerente de vendas da Guabi para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. “O CD nos permitirá também ampliar nossa equipe de vendas a campo através de novos representantes comerciais e, ao mesmo tempo, possibilitar o crescimento e desenvolvimento dos atuais”, afirma Reinaldo Alexandre da Silva, gerente de vendas da Guabi para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.. Candidatos interessados em representação comercial da Guabi devem se inscrever pelo site https://www.guabi.com.br/trabalhe-conosco.
Rio+Agro 2025

Unindo o rigor científico e o debate sobre o futuro do agronegócio à cultura brasileira, o RIO+AGRO – Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável se consolida como um evento único em sua 2ª edição. Entre os dias 1 e 3 de outubro de 2025, no Riocentro, o fórum não apenas debaterá o equilíbrio entre produção e meio ambiente, mas também celebrará o tema com shows de grandes nomes da música. O evento reforça sua relevância global ao confirmar a participação de delegações de 18 países, vindas de quatro continentes. Entre eles estão: Itália, Alemanha, Etiópia, Egito, Colômbia, Tanzânia, Argentina, Uruguai, China, Quênia, Kuwait, Dinamarca, Espanha, Peru, Nigéria, Panamá, Países Baixos e Áustria. Com mais de 120 palestrantes, a programação de conteúdo se dividirá em dois espaços: a plenária principal, com capacidade para 600 pessoas, e a arena de inovação, para 100 pessoas.
Ativos ambientais: o novo valor do agronegócio brasileiro
Os chamados “ativos ambientais” vêm ganhando espaço no agronegócio brasileiro e já são vistos como um dos caminhos mais promissores para unir produtividade e sustentabilidade. Em termos práticos, eles representam áreas, práticas e serviços ambientais que geram valor econômico, como créditos de carbono, sistemas agroflorestais ou manejo sustentável do solo e da água.
Centro de Distribuição de produtos orgânicos em Campinas

O Livres Agroecologia inaugura seu primeiro Centro de Distribuição em Campinas na próxima sexta-feira, dia 19 de setembro. O espaço com cerca de 1.200 m² de terreno conta com armazenagem de produtos sem veneno, agroecológicos e orgânicos, câmara fria para produtos in natura, além de uma cozinha para processamento mínimo de alimentos, como saladas higienizadas, legumes picados, fatiados e embalados à vácuo.
Alta recorde do cacau pressiona indústria do chocolate
Com o cacau no maior patamar da história, cotado a R$ 7.470 a saca de 60 kg, a pressão por eficiência na indústria do chocolate nunca foi tão grande. Nesse cenário, chega ao Brasil o ChocoScope, equipamento desenvolvido na Alemanha pela SOPAT que será apresentado pela Pensalab durante a feira Analitica Latin America 2025, em São Paulo. A tecnologia permite monitorar em tempo real parâmetros críticos da produção, como textura, distribuição de partículas e presença de bolhas, sem a necessidade de interromper processos ou enviar amostras ao laboratório.

