37 views 6 mins

AgroNews 15/05/2024

em Agronews
terça-feira, 14 de maio de 2024

Simpósio debate o caminho rumo à liderança em produção de proteína animal sustentável

Os rumos do bem-estar animal e os desafios e oportunidades para a agropecuária e indústria alimentícia brasileira serão abordados no simpósio “Brasil: rumo à liderança global em proteína animal sustentável – Onde estamos e para onde vamos?”, que será promovido no dia 11 de junho pela startup brasileira de certificação Produtor do Bem. O evento internacional será realizado com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai), no Auditório da unidade de Biotecnologia, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo (SP). Ao longo do simpósio, os assuntos serão abordados em palestras e mesas-redondas por representantes de importantes players da indústria alimentícia, que se reunirão para debater o papel do Brasil como líder global em proteína animal, a importância do bem-estar animal para o futuro da produção sustentável de alimentos e as oportunidades de avanços e esforços conjuntos. O evento contará com palestras internacionais da Comissão da União Europeia e Global Reporting Initiative (GRI), além de grandes players nacionais da cadeia de alimentos como agroindústria, empresas de petfood, food service, além do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Instituto Akatu (https://produtordobem.com.br/simposio-2024/).

Moagem de trigo cresceu em 2023, indica Abitrigo

A compilação de dados referentes à moagem de trigo no Brasil realizada pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo concluiu que, em 2023, o País apresentou um crescimento de 2% em relação ao volume de trigo moído no ano anterior. Foram processadas, ao todo, 12,81 milhões de toneladas do cereal em 147 plantas industriais. “Esta edição da pesquisa contou com um alto grau de adesão por parte dos moinhos brasileiros, que contribuíram com 90,5% dos valores apurados. O volume total de moagem de todos os moinhos, tanto associados quanto não associados à Abitrigo e os estimados, apresentou um aumento de 250.888 toneladas”, explica o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa. Segundo o levantamento, três novas plantas entraram em funcionamento em 2023, contabilizando um número maior de moinhos ativos no Brasil, quando comparado ao ano passado.

Beckhauser comemora 50 anos da Expoingá com lançamentos

Marcada pela sintonia perfeita entre tradição e inovação, a Expoingá comemora 50 anos de feira e se mantém como palco de produtos inovadores, como o Beck Total Flex, oferecido pela Beckhauser – empresa referência na produção de equipamentos de contenção bovina, que participa do evento desde sua primeira edição. O evento ocorre de 09 a 19 de maio, no Parque Internacional de Exposições de Maringá (PR). A nova linha, projetada para oferecer ainda mais robustez e versatilidade nos processos de manejo, é resultado de uma atualização baseada no acompanhamento da evolução do rebanho, trazendo maior espaço interno, atendendo de forma efetiva à variedade de raças e tamanho de animais, inclusive o gado de elite. A Expoingá será a primeira feira a utilizar esse modelo em sua pesagem oficial (https://expoinga.com.br/).

Casale apresenta portfólio de máquinas para a pecuária

A fabricante brasileira Casale, que celebra 60 anos de trajetória, apresenta seu portfólio de máquinas para a pecuária de corte e leite no AgroBrasília. Realizada entre 21 e 25 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a feira anual recebe produtos da marca, entre eles misturadores de ração verticais e horizontais, distribuidores de esterco sólido e colhedoras de forragem (https://casale.com.br/).

Tirar proveito do bom cenário mundial para o produto

A field with coffee beans on the tree branches under sunlight with a blurry background in Guatemala

Com uma perspectiva de aumento de 5,5% na safra do café em 2024, com relação ao ano anterior, de acordo com a Central Nacional de Abastecimento – Conab, as informações sobre um cenário mundial atribulado não poderiam vir em melhor hora para o produtor brasileiro. O Brasil é atualmente o maior produtor da espécie arábica e o segundo produtor mundial da espécie robusta, ficando atrás apenas do Vietnã.

PlantPlus Foods marca presença na APAS SHOW 2024

A PlantPlus Foods, foodtech de alimentos plant-based criada pela Marfrig (controladora da BRF) e a americana ADM, participa da APAS Show 2024, maior evento dedicado ao varejo brasileiro, que acontece entre os dias 13 e 16 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Criada em 2020, a PlantPlus Foods é líder no segmento food service no Brasil, atendendo grandes redes de fast food, como Burger King e Outback, entre outras, além de atuar em outros países da América Latina. Com operação no Brasil desde 2021, a marca vem ganhando cada vez mais mercado na categoria de análogos à carne (https://www.plantplusfoods.com/pt/SitePages/home.aspx).