120 views 6 mins

AgroNews 03/12/2022

em Agronews
sexta-feira, 02 de dezembro de 2022

Com certificação bem-estar animal

A Fazenda da RAR, responsável pela produção do leite que compõem os produtos da marca, recebeu a Certificação Bem-Estar Animal da Integral Certificações. Localizada em Vacaria, a fazenda é a maior unidade produtora de leite do estado e a primeira da região Sul do Brasil a receber o certificado que garante que os produtos de origem animal são provenientes da fazenda que preza pelo bem-estar animal. O CEO da RAR, Sergio Martins Barbosa, destaca que o Certificado de Bem-estar animal está alinhado aos valores que norteiam a empresa. “Não há progresso se não houver o respeito pelo planeta e pelos animais que nele habitam. Uma das principais tendências do agronegócio é investir e atuar para ações sustentáveis, a RAR está alinhada neste caminho. Como recebemos a certificação neste ano, todos os produtos produzidos a partir deste momento com os insumos provenientes desta fazenda terão a certificação de bem-estar animal, o que coloca nossa marca em um seleto grupo de produtores”, finalizou (www.spacciorar.com.br).

CFT aprova novas regras para cobrança de taxa ambiental

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei 10.273/2018, de autoria do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS). A proposta altera as regras de cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA). O objetivo do texto é corrigir distorções e garantir justiça fiscal para os setores produtivos. Hoje, um posto de combustível, uma concessionária de veículos ou uma revenda de defensivos agrícolas pagam, proporcionalmente, o mesmo que uma refinaria ou distribuidora. Confira o PL na íntegra: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2175977.

Entrou para o ranking de empresas com melhores projetos de frota do Brasil

A Lavoro, maior distribuidora e redistribuidora de insumos agrícolas da América Latina, conquistou o 15º lugar do prêmio 100 Best Fleets. Promovido pela NAFA Fleet Management Association e o Instituto Parar, a premiação avalia projetos do departamento de frotas de empresas de diversos segmentos que tenham se destacado no cenário nacional (https://www.lavoroagro.com.br).

Curso que ensina empreendedores paulistas a exportar abre inscrições para 150 vagas gratuitas

Imagem: Tom Fisk_de Pexels_CANVA

O Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta SP, está com inscrições abertas para a seleção de 150 produtores rurais, micro, pequenas, médias empresas e startups, interessadas em receber treinamento gratuito para aprender a exportar ou a aumentar suas vendas internacionais. O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, gerido pela InvestSP, já treinou mais de 700 empresas em suas edições anteriores, que tem apresentado uma taxa de sucesso animadora. De cada cinco empresas que participam do Exporta SP, pelo menos uma consegue vender para o exterior durante a capacitação. E todas, ainda, contam com suporte da InvestSP por dois anos após o encerramento do curso. Os interessados em participar do programa têm até o dia 10 de fevereiro de 2023 para preencher o cadastro no site da InvestSP e concorrer a uma das 150 vagas disponíveis no treinamento que é realizado totalmente on-line e é aberto para empresas paulistas de todas as regiões do estado de São Paulo (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSci3hftS6eYqxvsINeVWjdljyMpx3fsnrcWqwNwTNNnggr7tg/viewform).

Capacitação em operação e manutenção de máquinas agrícolas

A Atvos promoveu a capacitação de 14 moradores da comunidade de Mineiros (GO) para atuarem em operação e manutenção de máquinas agrícolas com foco em tratores. O curso, realizado em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar/GO) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros, tem como principal objetivo a qualificação dessas pessoas, tornando-as 100% aptas a concorrer a vagas no mercado de trabalho como um todo, seja no setor sucroenergético ou em outros segmentos do agronegócio.

Agricultoras do Pará levaram suas experiências na produção de SAF-Cacau para evento na Bahia

As agricultoras da Associação de Mulheres Produtoras de Polpa de Frutas de São Félix do Xingu estão levando suas experiências na plantação de cacau ambientalmente sustentável para o Brasil. A convite da Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável (GIZ), representantes da associação participaram do Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro (SSF-Cacau). O evento foi uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com a GIZ, e ocorreu em Ilhéus, na Bahia (www.agrocacau.com).