76 views 7 mins

AgroNews 03/07/2024

em Agronews
terça-feira, 02 de julho de 2024

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital muda de local e data

O ConBAP 2024 (Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital) já tem nova data e local e vai ocorrer de 25 a 27 de novembro, em Ribeirão Preto (SP). Inicialmente programado para acontecer no mês de julho, em Porto Alegre (RS), o congresso organizado pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (AsBraAP) precisou ser adiado por conta das enchentes e da tragédia climática e humanitária que assolou o estado gaúcho. De acordo com Christian Bredemeier, membro da comissão científica do ConBAP e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRSG), o aeroporto de Porto Alegre ainda está fechado, sem prazo oficial para ser reaberto. “Essa indefinição inviabiliza a ida dos palestrantes e congressistas de outros estados e países ao evento. Além disso, não havia data disponível no espaço locado para sediar o evento ainda em 2024. Lamentamos a mudança repentina de data e local, mas essa ação foi necessária para garantir a manutenção do congresso”, explica. O site do ConBAP – https://asbraap.org/conbap – já está atualizado com a nova data, local e a política de cancelamento para que não vai poder comparecer. As inscrições que já foram efetivadas continuam válidas e também estão abertas para novos interessados.

Vinho Don Raul é premiado com medalha de ouro

Em um dos principais concursos do mundo da enologia, o Don Raul, vinho em homenagem ao fundador da RAR, recebeu a medalha de ouro. O feito ocorreu no Concours Mondial de Bruxelles (CMB), em Bruxelas, na Bélgica, uma das mais respeitadas competições do setor no mundo, que reuniu especialistas internacionais da vitivinícola para avaliar os melhores vinhos participantes. “O consumo de vinhos nacionais está aumentando, com reconhecimentos mundiais, como esse, por exemplo, a tendência é que o público brasileiro passe a apreciar ainda mais os rótulos produzidos localmente. Estamos extremamente orgulhosos com a conquista da medalha de ouro pelo Don Raul no Concurso Mundial de Bruxelas”, disse Sergio Barbosa, presidente executivo da RAR (www.rar.ind.br).

Câmara Setorial do Tabaco gaúcha reúne lideranças em reunião extraordinária

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) participou nesta segunda-feira, 1º de julho, de reunião extraordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco do Estado do Rio Grande do Sul, promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Governança e Sistemas Produtivos. O encontro foi coordenado pelo presidente da Câmara, Romeu Schneider, e contou com a participação de Clair Kuhn, secretário da Agricultura, que abriu o encontro dando as boas-vindas ao grupo. Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, apresentou os resultados do levantamento feito junto às empresas associadas sobre os prejuízos nas propriedades dos produtores de tabaco pelas enchentes no mês de maio. O levantamento apontou que 75 municípios produtores foram atingidos e 1.929 produtores afetados de alguma forma, totalizando cerca de R$ 95 milhões de prejuízo estimado. Segundo Schünke, as perdas poderiam ter sido ainda maiores. “Neste ano tivemos algo totalmente atípico que foi a compra antecipada do tabaco. A compra costuma acontecer até o mesmo de junho e, neste ano, devido à safra menor e ao alto preço pago aos produtores, felizmente a safra já estava praticamente toda comprada e escoada”, comentou.

Colmeia Viva® oferece assistência técnica e especializada via 0800

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) oferece assistência nacional gratuita via 0800. O canal de atendimento, como explica o gerente de Assuntos Regulatórios do Sindiveg, Fábio Kagi, tem como objetivo auxiliar de forma técnica e especializada qualquer região do País. O “Colmeia Viva® Assistência Técnica”, como é chamado, responde pelo número 0800 771 8000 e atende de segunda à sexta, das 7h às 19h.

Corte bovino brasileiro ganha nota máxima em teste sensorial

O Ribeye Steak Angus, um corte especial do lombo bovino, também conhecido como bife ancho, filé de costela, entrecôte ou noix, produzido pela VPJ Alimentos, alcançou um feito histórico para a gastronomia brasileira ao conquistar nota máxima no Superior Taste Award 2024, em avaliação realizada nos Emirados Árabes, pelos mais renomados chefs do mundo. A chancela é concedida a cada seis meses pelo International Taste Institute.

Projeto “FACTA na Estrada” impulsiona setor avícola e suinícola no Brasil

No primeiro semestre de 2024, a FACTA realizou uma série de eventos de destaque que fortaleceram a avicultura e a suinocultura no Brasil. Os três eventos principais, organizados pela fundação, reuniram 445 congressistas inscritos de 11 estados do país, e contaram com a apresentação de 54 palestras. Contempladas dentro do projeto “FACTA na Estrada”, as ações foram realizadas em locais estratégicos, que atraíram participantes do Sudeste, Sul e Centro-Oeste ampliando o alcance e o impacto das suas ações (https://eventos.facta.org.br/).