71 views 7 mins

AgroNews 03/04/2024

em Agronews
terça-feira, 02 de abril de 2024

CNI sedia o Workshop Embalagem & Sustentabilidade em São Paulo

O mercado global de embalagens sustentáveis foi avaliado em aproximadamente US$ 271,86 bilhões em 2023 e deverá ultrapassar US$ 393 bilhões até 2028, segundo dados da Statista. O número revela a importância de se adequar às novas tendências de mercado e, principalmente, entender as melhores práticas sustentáveis para reduzir ao máximo impactos ambientais. Pensando nisso, o Instituto de Embalagens, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realiza o Workshop Embalagem & Sustentabilidade. O workshop será no dia 11 de abril na modalidade online e presencial, no auditório da CNI, localizado no Brooklin Novo, em São Paulo. Para a diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Napolitano Camilo, a oportunidade é única para profissionais do setor. “O evento é ideal para troca de ideias e colaborar em soluções inovadoras que impulsionam a indústria em direção a um mundo melhor”, afirmou (https://institutodeembalagens.com.br/workshop-embalagem-e-sustentabilidade/). 

Feira 100% focada em alimentos e bebidas, Halal será tema de pavilhão

A cidade de São Paulo receberá entre os dias de 9 e 11 de abril, no Distrito Anhembi, a Anuga Select Brazil, uma feira 100% focada em alimentos e bebidas, a maior das Américas. E os profissionais do setor, a quem o evento se destina, além de avaliar novos fornecedores, participar de atrações, assistir a apresentações de especialistas e conhecer as grandes tendências mundiais, poderão conhecer, em detalhes, o que é o Halal. A FAMBRAS Halal, primeira certificadora Halal do Brasil e a maior da América Latina, estará à frente do Pavilhão Halal Zone. Lá, o visitante encontrará produtos e serviços com a certificação Halal, terá acesso a materiais e amostras, e contará com uma equipe de especialistas que compartilharão informações sobre o conceito Halal e o processo de certificação. Halal é um conceito nascido na tradição islâmica que significa “permitido”. “Para a religião islâmica, a certeza de que o alimento que consumimos afeta a alma, o comportamento e a saúde física e moral do ser humano serviu como base para criar as regras que definem o Halal, ou seja, o que é permitido para o consumo dos muçulmanos”, explica Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS Halal (https://anuga-brazil.com.br/).

RAR ascende ao TOP 10 maiores produtoras de leite do Brasil

A RAR ingressou no seleto grupo dos Top 10 maiores produtores de leite do Brasil. Com uma produção diária de 46 mil litros de leite, a empresa registrou um crescimento de 18% de 2022 para 2023, alcançando assim o título de maior evolução dentro do Top 10 do ranking da Milkpoint, que integra a consultoria da Agripoint. Localizada em Vacaria (RS), a fazenda NTR, nomeada em homenagem à Nilva Therezinha Randon, da RAR, lidera a produção gaúcha com 12 posições à frente da próxima produtora do estado. O presidente executivo da RAR, Sergio Martins Barbosa, afirmou que o objetivo da empresa é chegar à marca de 80 mil litros diários nos próximos cinco anos. “Atualmente toda nossa produção é destinada para a fabricação do Gran Formaggio, o primeiro queijo tipo grana produzido fora da Itália, do parmesão, creme de leite e manteiga. Estamos iniciando a exportação do Gran Formaggio e aliado à tal movimento prevemos dobrar a produção”, afirmou Sergio que também destacou que a empresa é a primeira do Sul do Brasil a obter a certificação de bem-estar animal em sua fazenda (www.spacciorar.com.br).

Antecipação de recebíveis digital tem se tornado alternativa

A antecipação de recebíveis, em especial em formato digital, tem se tornado um recurso valioso para a cadeia agrícola, uma vez que nesta modalidade, o produtor consegue aumentar o fluxo de caixa e a capacidade de produção, ao mesmo tempo em que realiza o pagamento dos insumos de forma muito mais prática, rápida e segura (www.orbia.ag).

Solução de descarbonização para o agronegócio

A Tupy, multinacional brasileira de 85 anos, anuncia dois novos contratos de economia circular firmados com grandes produtores agropecuários para prover eletricidade limpa, combustível renovável e fertilizante organomineral, a partir dos dejetos e resíduos gerados nas propriedades. A solução, chamada de Bioplanta, carrega a força da marca MWM, adquirida pela Tupy no final de 2022 (www.tupy.com.br).

Agrotalk Show aborda geopolítica e agro na macroeconomia brasileira

O mundo contemporâneo tem sido afetado por muitos desafios e tensões geopolíticas, conflitos e instabilidade global. Neste contexto, combinado com eventos climáticos pouco favoráveis, estão também os desafios a serem enfrentados pelo agronegócio dentro e fora do Brasil ao longo do ano. Para discutir essas questões que afetam diretamente milhares e milhares de pessoas, o Agrotalk Show traz na sua terceira edição o tema: Geopolítica e Agronegócio o cenário macroeconômico do Brasil. O encontro que acontece no dia 28 de abril, no Hotel Mont Blanc, em Ribeirão Preto (SP), considerada a capital do agronegócio, deve reunir mais de 150 produtores rurais e empresários da cadeia agro em um encontro fechado.